Levada dos cedros

levada dos cedros

Qual é o município de cedros?

A Freguesia dos Cedros é uma das maiores freguesias da ilha; agrega os lugares de Canada de Sousa, Rua de Cima, Praça, Miragaia, Cascalho e Ribeira Funda. A freguesia conta com 839 eleitores inscritos (Autárquicas 2005).

Quais são as maiores freguesias da Ilha dos Cedros?

Cedros encontra-se cerca 19 km a Norte da cidade da Horta. A origem do seu topónimo está relacionado com a abundância de cedros-do-mato (também conhecido por cedro-das-ilhas, em lat. Juniperus brevifolia) aquando do seu povoamento. Nascem nesta freguesia, as ribeiras de Sousa e do Pinheiro.

Qual a origem das levadas?

A região de Basto foi onde foram se fixaram alguns dos povoadores originais da Ilha da Madeira. Também se chamam levadas aos canais, normalmente de menores dimensões, que levam a água para os moinhos de água.

Qual é o nome do município de cedro?

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Cedro, figura no município de Várzea Alegre. Elevado à categoria de vila com a denominação de Cedro, pela lei estadual nº 1725, de 09-07-1920, com território desmembrado dos vizinhos municípios de Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Icó e Iguatu.

Quais são as espécies de cedros?

Essas gimnospermas são plantas monóicas, pertencentes à ordem Pinales, família Pinaceae, próximas aos pinheiros, lariços, ciprestes e abetos. As espécies de cedro são conhecidas como cedros verdadeiros. A idade dos verdadeiros cedros pode chegar a mais de 1000 anos.

Qual é o tamanho do território de cedro?

O município de Cedro pertence ao estado Ceará, ele fica localizado na latitude -6.60034 e longitude -39.0609. Qual é o tamanho do território de Cedro? 725,798 km². Qual a população? Aproximadamente 25.249 habitantes segundo dados do IBGE. Como se chama quem nasce em Cedro? cedrense. Quem é o prefeito da cidade?

Qual é a história da construção das levadas?

Na Madeira, a história da construção das levadas (canais de irrigação), confunde-se com a dos homens e o seu povoamento. As primeiras levadas foram construídas logo nos primeiros tempos da colonização, no século XV. A sua origem deveu-se à necessidade de trazer grandes quantidades de água das vertentes orientadas...

Qual a importância das levadas para a agricultura?

As primeiras levadas, apesar de serem pouco extensas e de perderam grandes quantidades de água devido à sua estrutura rudimentar, possibilitaram o início da agricultura na ilha. Situando-se junto às ribeiras nas zonas mais a sul da ilha, serviam para regar hortaliças, tubérculos, cereais e

Qual é a história da construção das levadas na Madeira?

As primeiras levadas foram construídas logo nos primeiros tempos da colonização, no século XV.

Qual a importância das levadas para a ilha da Madeira?

Sem os canaviais que, conjuntamente com os engenhos e moinhos, faziam a matéria-prima, o açúcar e o melaço, que era vendida e sustentava a economia de toda a região, a construção das levadas, muito provavelmente, acabaria por ter sido irrisória comparativamente com o que se tornou.

Postagens relacionadas: