Frutose

frutose

Quais são as principais características da frutose?

Frutose como o próprio nome indica está bastante presente em frutas. É um monossacarídeo, cuja formula é C6H12O6 e possui seus carbonos numa disposição tal que parece um anel. Outro nome pelo qual a frutose é conhecida é levulose, isso por que pode converter luz linear em luz circulante.

Como é obtida a frutose?

Isolada pela primeira vez em 1847, a frutose (ou levulose) é um composto orgânico pertencente ao grupo dos monossacarídeos, carboidratos mais simples que não sofrem hidrólise. É representada pela fórmula química C 6 H 12 O 6, sendo, portanto, classificada como uma hexose.

Como a frutose é metabolizada?

Por exemplo, a frutose não depende do sódio para entrar no interior das células. Assim, toda a frutose consumida viaja do intestino para o fígado para ser metabolizada. Além disso, a frutose não pode ser acumulada como glicogênio muscular ou usada por células que não sejam adipócitos e hepatócitos.

Quais são os benefícios da frutose para a perda de peso?

Este açúcar natural é encontrada em frutas, mel e vegetais, pois contem benefício da frutose que é excelente para ajudar contra o diabetes. Na sua forma pura, este açúcar natural tem sido utilizada como adoçante desde meados da década de 1850 e tem vantagens para certos grupos, incluindo pessoas com diabetes e aqueles que tentam controlar seu peso.

Onde é encontrada a frutose?

A frutose é encontrada no mel e em todas as frutas doces Também denominada ose, a frutose é considerada um monossacarídeo, por não sofrer hidrólise e por conter um único grupo funcional cetona.

Quais são as principais fontes de frutose?

Quando ingerimos sacarose, esta se divide em seus componentes nos intestinos, liberando glicose e frutose. Aliás, também é importante saber que outra fonte de frutose é o sorbitol. Esta substância é um adoçante que ao ser metabolizado por nosso organismo, pode gerar frutose.

Como é classificada a frutose?

Logo, dizemos que se trata de uma cetohexose. A fórmula molecular da frutose é idêntica à da glicose, o que diferencia um monossacarídeo do outro é o grupo característico, que na molécula de frutose é um grupo cetona, enquanto na molécula de glicose, é um grupo aldeído.

Quais são os vegetais com mais frutose?

Pouca frutose comparado a outros alimentos, mas são os que mais contêm dentre os vegetais com cerca de 1g de frutose por 100g. Aspargo: Um dos vegetais com teor de frutose em sua composição é o aspargo;

Como ocorre o anabolismo da frutose?

) Anabolismo da frutose A frutose pode ser sintetizada através da glicose por uma via chamada poliol, por meio da redução de um grupo aldeído, produzindo assim, mais um grupo –OH. Essa é uma alternativa ao aprisionamento de açúcares em células decorrente da fosforilação.

Como a frutose é metabolizada no fígado?

Após a absorção desses açúcares pelo intestino, a frutose é metabolizada no fígado primeiro que a glicose. A partir desse momento, quando ocorre excesso de frutose, desenvolve-se uma situação metabólica anormal chamada de resistência à insulina.

Qual é o mecanismo de ação da frutose no desenvolvimento da síndrome metabólica?

Estudos mostram que a ingestão excessiva de frutose tem impacto no desenvolvimento da síndrome metabólica, porém o mecanismo de ação da frutose no processo não está completamente elucidado. A produção de radicais livres de oxigênio, conhecido por estresse oxidativo, e a resposta inflamatória são sugeridas como de particular importância.

Quais são as formas estruturais da frutose?

Tal como a glicose, a frutose também possui duas formas estruturais diferentes: cadeia aberta (acíclica) e cadeia fechada (cíclica). A frutose pode ser obtida por meio da hidrólise de inulina, uma polissacarídio de origem vegetal, ou da sacarose, que é um dissacarídeo formado pela união de uma molécula de glicose e uma de frutose.

Postagens relacionadas: