Biblioteca nacional porbase

biblioteca nacional porbase

Qual a função da Biblioteca Nacional?

A Biblioteca Nacional (BN) é o órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do País. A Biblioteca Nacional (BN) é o órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do País.

Onde está localizada a sede da Biblioteca Nacional?

O prédio histórico da sede da Biblioteca Nacional é localizada no Rio de Janeiro (RJ) e surpreende a todos pela sua estrutura e arquitetura, pelas salas monumentais e pelas obras de arte presentes.

Quais são os princípios e normas bibliográficas necessários para a adesão à PORBASE?

A adesão à PORBASE requer a adopção de determinados princípios e normas bibliográficas tal como definido genericamente da Carta de Princípios PORBASE. O formato legível por computador definido na PORBASE é o UNIMARC, tanto para registos bibliográficos como de autoridade.

Qual é a diferença entre uma biblioteca pública e uma Biblioteca Nacional?

Ao contrário das bibliotecas públicas, uma biblioteca nacional é composta por coleções únicas e históricas de acesso restrito ao público, também raramente oferece aos cidadãos serviço de empréstimo. No entanto, há definições mais amplas de uma biblioteca nacional, colocando menos ênfase ao caráter repositório.

Qual é a história da Biblioteca Nacional?

Com mais de 200 anos de história, a Biblioteca Nacional é a mais antiga instituição brasileira, anterior mesmo à constituição do Brasil como nação independente. Conheça um pouco da história dessa bicentenária instituição, sua missão, áreas de atuação, estrutura e informações sobre atendimento ao público.

Qual é o estilo do edifício da Biblioteca Nacional?

O edifício da Biblioteca Nacional, cujo projeto é assinado pelo engenheiro militar Sousa Aguiar, tem um estilo eclético, no qual se misturam elementos neoclássicos e art nouveau, e contém ornamentos de artistas como Eliseu Visconti, Henrique e Rodolfo Bernardelli, Modesto Brocos e Rodolfo Amoedo.

Onde fica o prédio da Biblioteca Nacional?

Eliseu Visconti, ainda em 1903, já havia projetado o ex-libris e o emblema da Biblioteca Nacional. O prédio da Biblioteca fica situado na Avenida Rio Branco, número 219, praça da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, compondo com o Museu Nacional de Belas Artes e o Teatro Municipal um conjunto arquitetônico e cultural de grande valor.

Qual a obrigatoriedade do envio de publicações para a Biblioteca Nacional?

O cumprimento das leis de Depósito Legal Estadual não isenta a obrigatoriedade do envio das publicações para a Biblioteca Nacional, em cumprimento da Lei de Depósito Legal Federal. Monografias/ Teses universitárias (sua guarda e tratamento são de competência das respectivas universidades de origem).

Quais são as normas que estão sendo aplicadas por trás dos postulados?

Os postulados normativos aplicativos são normas imediatamente metódicas que instituem os critérios de aplicação de outras normas situadas no plano do objeto da aplicação. Assim, qualificam-se como normas sobre a aplicação de outras normas, isto é, como metanormas. Daí se dizer que se qualificam como normas de segundo grau.

Qual a diferença entre norma geral e abstrata?

A norma geral se aplica nas diversas relações jurídicas, sendo especificamente destinadas a todos os cidadãos sem nenhuma distinção. Sua destinação pode ter um alcance de grande amplitude. Já em relação a norma abstrata definem-se aquelas que induz uma análise mais específica de um indivíduo.

Quais são as normas básicas sobre o processo administrativo?

A Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, estabelece normas básicas sobre o processo administrativo, consoante com os princípios do art. 37 da CRFB/88.

Que espécies de normas devem ser acolhidas como integrantes do ordenamento jurídico?

[08] Se a partir dos textos escritos são extraídas as normas que compõem o sistema, resta identificar que espécies de normas devem ser acolhidas como integrantes do ordenamento jurídico. Uma ressalva de ordem metodológica merece ser feita nesse ponto.

Postagens relacionadas: