Pretérito mais que perfeito composto do indicativo

pretérito mais que perfeito composto do indicativo

Qual é o pretérito perfeito do indicativo?

O pretérito perfeito do indicativo forma o pretérito mais-que-perfeito do indicativo, o futuro do subjuntivo e o pretérito imperfeito do subjuntivo.

Quais os exemplos de usos do pretérito mais-que-perfeito?

Em sua forma simples, o pretérito mais-que-perfeito do indicativo é expresso pelas desinências –ra, -ras, -ra, -ramos, -reis, -ram (falara, beberas, partira, faláramos, bebêramos, partíramos etc.).

Qual é o futuro do pretérito do indicativo?

O futuro do pretérito do indicativo aponta uma ação futura que está condicionada por outra, sendo consequência dela. Exemplo: • Eu estudaria mais se tivesse companhia.

Qual a diferença entre pretérito indicativo e subjuntivo?

Além dele, no modo indicativo temos o pretérito perfeito e imperfeito. Já no modo subjuntivo, conjuga-se somente o pretérito imperfeito. 1. Pretérito mais-que-perfeito simples

Qual é o pretérito perfeito?

O pretérito perfeito é usado para falar de fatos que ocorreram no passado. Além do pretérito perfeito existe o pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito. • Na sexta-feira eu visitei meus amigos de escola. • Os alunos aprenderam essa matéria no ano passado. • O primeiro dentinho do meu filho nasceu ontem.

Qual a diferença entre pretérito imperfeito e imperfeito?

Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação. O pretérito perfeito e o pretérito mais-que-perfeito possuem formas compostas no modo indicativo e subjuntivo.

Quais são os tipos de pretérito?

O pretérito perfeito do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de coisas no passado. Há mais dois tipos de pretéritos: pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito.

Quais são os tipos de pretérito perfeito? O pretérito perfeito do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de coisas no passado. Há mais dois tipos de pretéritos: pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito. Note que esse tempo verbal não é empregado no modo subjuntivo, somente em formação composta.

Qual é o futuro do pretérito do indicativo?

Qual é o futuro do pretérito composto?

O verbo auxiliar “ter” é conjugado no futuro do pretérito simples do indicativo e o verbo principal aparece no particípio. Exemplo: Ele teria feito a comida essa noite. Futuro do Pretérito Composto (Eu) teria + particípio do verbo principal

Quais são as frases com verbos no futuro do pretérito?

Frases com verbos no futuro do pretérito do indicativo 1 No início do dia, ninguém podia imaginar que haveria um incêndio. 2 Eu tocaria guitarra num conjunto se tivesse essa oportunidade. 3 Nós gostaríamos muito de estar presentes no evento. 4 Ele poderia ir com vocês ao cinema. More ...

Qual é o futuro do pretérito do tipo simples?

O futuro do pretérito do tipo simples assume algumas funções e significados que abrangem, assim: 1) Indicação de ação posterior ao presente que se fala/menciona. Depois dos primeiros contratos, negociaríamos com o jogador a assinatura do contrato. 2) Indicar incerteza a partir de fatos ocorrido no passado.

Qual é o futuro do indicativo?

A partir desse referencial, há a construção do tempo vivido durante o fenômeno expresso pelos verbos na oração. Dessa forma, quando se trata de ações expressas posteriores a qual se fala, há o futuro do pretérito do indicativo.

Postagens relacionadas: