Idade da reforma 2023

idade da reforma 2023

Qual é a Idade da reforma em Portugal em 2022?

A pandemia fez baixar a idade da reforma em Portugal para os 66 anos e 4 meses em 2023. O fator de sustentabilidade também desce em 2022. A idade da reforma em Portugal vai voltar a subir em 2022 para os 66 anos e 7 meses, ainda que o fator de sustentabilidade passe a ser de 14,06%, abaixo dos 15,5% em vigor em 2021 .

Quais são as exceções para pedir a reforma em 2022?

Tendo pelo menos 15 anos de descontos, a regra é que poderá pedir a sua reforma em 2022, sem penalizações, se tiver completado 66 anos e 7 meses. No entanto, existem exceções que permitem que se peça a reforma antes de concluída a idade legal, como sejam as longas carreiras contributivas e as profissões de desgaste rápido.

Qual é a Idade da reforma?

Oficial. Quem se reformar em 2023 vai trabalhar menos três meses do que em 2022 A portaria que oficializa a descida da idade de reforma em 2023 foi publicada. É a primeira vez que baixa. Desce também o corte aplicado às pensões antecipadas por via do fator de sustentabilidade.

Qual o preço da reforma antecipada em 2022?

Desce agora, em 2022, para os 14,06%. Assim, a quem pedir a reforma antecipada durante 2022 serão aplicados dois cortes: um por esta via e outro pela antecipação, que corresponde a 0,5% por cada mês que falte para a idade da reforma.

Qual a Idade da reforma em Portugal?

A idade legal de acesso à reforma em 2021 é, recorde-se, de 66 anos e 6 meses, de acordo com a Portaria n.º 30/2020, de 31 de janeiro.

Quais são as exceções para pedir a reforma em 2022?

Tendo pelo menos 15 anos de descontos, a regra é que poderá pedir a sua reforma em 2022, sem penalizações, se tiver completado 66 anos e 7 meses. No entanto, existem exceções que permitem que se peça a reforma antes de concluída a idade legal, como sejam as longas carreiras contributivas e as profissões de desgaste rápido.

Qual a idade normal de acesso à reforma em Portugal?

A idade da reforma em Portugal volta a subir em 2022 para os 66 anos e sete meses, o que implica mais um mês de trabalho do que o que é necessário para reformar-se em 2021. O aumento já era previsível, mas foi confirmado com a publicação da Portaria n.º 53/2021 de 10 de março.

Qual a Idade da reforma e quem tem direito?

Qual a idade da reforma e quem tem direito? Têm direito à reforma os seguintes beneficiários que tenham contado com pelo menos 15 anos de descontos para a Segurança Social e tenham completado 66 anos e 7 meses em 2022 (idade normal de acesso à reforma): Beneficiários do Seguro Social Voluntário.

Como e quando pedir a reforma? A reforma pode ser solicitada com, no máximo, três meses de antecedência relativamente à data em que deseja iniciar a pensão, ou seja, quando já tiver a idade da reforma.

Quanto Tempo Demora para fazer o pedido de reforma?

E o que acontece se pedir antes? Mesmo que ainda tenha alguns anos de trabalho pela frente, veja como funciona e o que fazer para não sofrer penalizações quando deixar de trabalhar. Se a idade da reforma já está a chegar, veja o que vai precisar. Pode fazer o pedido com uma antecedência máxima de três meses em relação à data de início da reforma.

Quando é possível reformar-se mais cedo?

Qual é a Idade da reforma em Portugal?

A idade da reforma em Portugal, em 2022, será de 66 anos e 7 meses. Em 2023, deverá recuar para os 66 anos e 4 meses, em virtude da descida da esperança de vida aos 65 anos, atribuível à pandemia por Covid-19.

Qual a importância do recuo na Idade da reforma?

Recuo na idade da reforma fará com que mais pessoas deixem a vida activa e alivia os cortes das pensões antecipadas Ricardo Lopes

Qual a idade mínima para reformar-se?

Sem qualquer penalização estão os casos das carreiras classificadas como muito longas. Cumprindo a idade mínima de 60 anos, uma pessoa pode reformar-se sem penalizações desde que tenha 48 anos de descontos, ou 46 (neste caso com início da carreira antes dos 17 anos).

Quem pode requerer a reforma antes da idade legal?

Ou seja, p rofissões como mineiros, trabalhadores marítimos, profissionais de pesca, controladores de tráfego aéreo, bailarinos, trabalhadores portuários ou as bordadeiras da Madeira fazem parte da lista de quem pode requerer a reforma antes da idade legal para a mesma, desde que tenham descontado durante 15 anos, seguidos ou não.

Na prática, em 2022, ao requerer a reforma antecipada com 63 anos e 43 anos de descontos, vai sofrer um corte de 15,5% na pensão a receber. E porquê? com 43 anos de descontos, a idade pessoal de reforma seria aos 65 anos e 7 meses (exemplo acima); ao requerer aos 63 meses, está a antecipar a idade pessoal em 31 meses (2 anos+7 meses);

Quais são os novos regimes de reforma antecipada?

Postagens relacionadas: