Aumento das pensões em 2023

aumento das pensões em 2023

Qual a média de pensões para 2023?

Para efeitos da fórmula de cálculo das pensões, a média dos dois anos anteriores a 2023 será, naturalmente, de 4,9%.

O que acontecerá com as pensões no próximo ano?

O Presidente da República anteviu esta segunda-feira que as pensões podem subir no próximo ano mais de 10%, e pesar dois mil milhões de euros no Orçamento de 2023, mas alertou que não será um efeito “para ficar para sempre”.

Qual a relação entre a inflação e o crescimento das pensões pagas a partir de janeiro de?

A conjugação de um crescimento acentuado previsto no PIB e da inflação garante aos pensionistas uma atualização expressiva nas pensões pagas a partir de janeiro de 2023. Vamos às contas. Em relação ao PIB, cresceu 4,9% em 2021 e o Governo prevê um crescimento idêntico este ano.

Qual a relação entre inflação e crescimento da economia?

Para prazos mais longos, a coisa é bem menos problemática: ao longo de décadas, crescimento e inflação não tem nada que ver um com o outro. O primeiro provém de avanços no uso dos fatores de produção, e a segunda tem a ver com quão bem o governo gerencia sua política monetária .

Quais fatores afetam a atualização das pensões?

Trata-se da atualização regular das pensões, que habitualmente acontece em janeiro. A atualização regular das pensões, prevista na lei, depende de dois fatores económicos: crescimento nominal do Produto Interno Bruto (PIB) nos dois últimos anos e valor da inflação média, exceto habitação, do último ano (registada em novembro).

Por que a inflação é um processo inflacionário?

Isso porque a inflação somente acontece quando há um crescimento persistente e generalizado dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período, causando a redução do poder de compra. Se poucos preços aumentam enquanto os demais permanecem estáveis, não há como dizer que existe um processo inflacionário.

Qual foi a inflação do ano?

Mas na verdade o que importa é qual foi a inflação do ano. Ou seja, qual foi o IPCA acumulado de janeiro a dezembro de um ano. As metas de inflação do Banco Central, por exemplo, projetam a inflação acumulada do ano de 2022 para 3,50% e em 2023 a meta é de 3,25%.

Postagens relacionadas: