Alterar morada carta de condução

alterar morada carta de condução

Quando mudar a carta de condução?

Relativamente à morada, como também já informámos, quando esta mudar, já não vai precisar de alterar a carta de condução, até porque essa informação deixa de ser considerada. A partir de agora, apenas o cartão de cidadão serve para justificação da morada do condutor.

Por que as cartas de condução emitidas depois de 2017 deixaram de conter a morada?

É por este motivo que desde a implantação do programa “Carta Sobre Rodas”, as cartas de condução emitidas depois de 2017 deixaram de conter a morada. O projeto “Carta Sobre Rodas” não vem apenas eliminar a necessidade de alterar a morada na carta de condução.

Como renovar a carta de condução?

A partir dos 60 anos, poderá solicitar o serviço médico ACP que efetuará a avaliação e emitirá o documento necessário para renovar a sua carta de condução, tudo numa única deslocação. Em alternativa, o ACP possibilita-lhe renovar a carta em casa ou no escritório, um serviço disponível nas áreas da Grande Lisboa e do Grande Porto.

Quem muda de casa pode pedir a renovação da Carta de condução?

Quem mudar de casa já não tem de pedir a renovação da carta de condução. A medida foi anunciada esta quinta-feira, 2 de Junho, pelo Governo e está enquadrada no programa Simplex 2016. A morada é retirada da face da carta de condução.

Quando renovar a carta de condução?

Diretrizes de renovação de carta para condutores das categorias C1, C1E, C, CE, D1, D1E, D e DE: Renovação aos 40 anos, sem atestado e sem CAP, certificado de aptidão psicológica, e posteriormente de 5 em 5 anos até aos 65 anos de idade.

Como alterar a carta de condução quando mudamos de morada?

Também desde esta data os condutores deixam de ter que alterar a carta de condução quando mudam de morada, passando a constar da base de dados do IMT, a morada registada no cartão do cidadão. No caso de optar por renovar a sua carta no balcão online do IMT, a sua carta nova estará pronta no prazo de 10 dias. 3.

Quando os condutores vão deixar de alterar a carta de condução quando mudam de morada?

Os condutores vão deixar, já a partir de janeiro, de alterar a carta de condução quando mudam de morada, passando a contar a que está registada no cartão do cidadão, foi esta quinta-feira anunciado.

Quem pode trocar a carta de condução estrangeira por portuguesa?

Vai ter de trocar a carta de condução estrangeira por portuguesa para poder conduzir em Portugal depois desse prazo. Se a sua carta de condução for de um país da União Europeia, em princípio não precisa de trocar a carta estrangeira pela portuguesa. Saiba mais abaixo. Quem pode trocar a carta de condução estrangeira por portuguesa?

O que acontece se não renovar a carta de condução?

Se a carta não for renovada até ao máximo de cinco anos, passa a mesma legalmente a ser uma carta cancelada, o que o torna não habilitado para conduzir e terá que voltar a tirar a carta de condução novamente. Caso deixe passar a validade da carta estará a cometer uma infração rodoviária.

Como revalidar a carta de condução?

A forma mais simples e mais barata de revalidar a carta de condução é pela internet. - Devido à pandemia de COVID-19, as cartas de condução com validade entre 1 de setembro de 2020 e 30 de junho de 2021 continuam válidas por mais 10 meses, a partir da data em que caducam.

Como funciona a nova Carta de condução?

A nova carta de condução poderá ter um prazo de validade diferente e fica sujeita às restrições e condições aplicáveis no seu novo país de residência. Se a sua carta de condução tiver sido suspensa, anulada, objeto de restrição ou lhe tiver sido retirada no país da UE que a emitiu, não a poderá renovar.

Quais as alterações legislativas sobre a renovação da Carta de condução?

As regras para a renovação da carta de condução alteraram-se e, se o processo de pedido tornou-se mais simples, chegaram algumas novidades sobre a idade. As alterações legislativas sobre a renovação da carta de condução vieram alterar um panorama que já conhecíamos bastante bem.

Postagens relacionadas: