Tensão arterial

tensão arterial

Quando é feita a medição da tensão arterial?

A medição da tensão arterial deve ser feita a cada dois meses. Se estes valores não se reduzem com estilos de vida saudável, provavelmente o seu médico irá propor-lhe algum fármaco.

Qual a tensão arterial normal?

Tensão arterial baixa (hipotensão): A tensão arterial está baixa quando apresenta valores abaixo de 9/5 mm Hg. Tensão arterial normal-alta ocorre quando a tensão sistólica varia entre 13 a 14 mm Hg e tensão diastólica entre de 8,5 e 8,9 mm Hg; Tensão arterial elevada: A tensão arterial está elevada quando apresenta valores acima de 14/9 mm Hg.

Como saber se a tensão arterial está elevada?

A única forma de saber como está a sua tensão arterial é através da sua correta medição. Quando a tensão arterial é elevada significa que o sangue está a exercer demasiada tensão nas paredes das artérias.

Qual é a pressão de uma artéria?

Esse alternância de contração e relaxamento ocorre, em média, de 60 a 100 vezes por minuto. O coração enche e esvazia, enche e esvazia… A pressão sob as paredes das artérias é pulsátil, ou seja, aumenta na fase de contração do coração e diminui na fase de relaxamento.

Qual o valor da tensão arterial?

Os valores da tensão arterial são apresentados em milímetros de mercúrio (mmHg). A menos que o seu médico lhe dê outra indicação, a sua pressão arterial deve idealmente ser inferior a 120/80 mmHg.

Como medir a tensão arterial?

A medição da tensão arterial deve ser efetuada em ambiente tranquilo, realizada sem pressa, na posição sentada e com o braço desnudado. Não fume, não faça exercício físico, nem consuma bebidas com cafeína na meia hora anterior à medição. Permaneça em repouso durante, pelo menos, cinco minutos antes de fazer a medição.

Como saber se a tensão arterial está elevada?

A única forma de saber como está a sua tensão arterial é através da sua correta medição. Quando a tensão arterial é elevada significa que o sangue está a exercer demasiada tensão nas paredes das artérias.

Por que a tensão arterial é um fator de risco de doença cardíaca?

A tensão arterial é um fator de risco de doença cardíaca. É graças à força com que o coração manda o sangue para as artérias que se consegue distribuir o oxigénio e os nutrientes a todas as partes do corpo.

Por que é importante medir a tensão arterial elevada?

A hipertensão arterial é um dos fatores que contribui para o Risco Cardiovascular Global de uma pessoa, conceito que traduz o risco de sofrer um acidente vascular ao longo da vida, como consequência da presença de vários fatores de risco.

O que acontece quando a tensão arterial é demasiado alta?

A tensão arterial normal varia com a idade, mas a tensão arterial elevada (TA acima de 140/80 mmHg) irá piorar a sua função cardíaca, aumentar os sintomas e requerer tratamento a longo prazo. Para mais informações sobre a monitorização da tensão arterial, consulte a secção Medir a sua tensão arterial e pulso.

Qual a tensão arterial normal?

Tensão arterial normal quando a tensão sistólica varia entre 12 a 13 e tensão diastólica entre de 8 e 8,5; Tensão arterial normal-alta quando a tensão sistólica varia entre 13 a 14 e tensão diastólica entre de 8,5 e 8,9;

Quanto Tempo Demora para medir a tensão arterial?

A Direção-Geral da Saúde recomenda que a medição da tensão arterial seja repetida ao fim de um mês. Se a medição da sua pressão arterial apresentar valores a partir dos 180/110 mmHg, aguarde cinco minutos e volte a medir.

Postagens relacionadas: