Renovação carta condução

renovação carta condução

Como renovar carta de condução?

A renovação da carta de condução pode ser requerida, no máximo, 6 meses antes do termo de validade do título. O pedido pode ser efetuado através dos serviços online do IMT ou presencialmente, num balcão do IMT, num Espaço do Cidadão ou num Parceiro do IMT.

Quais as alterações legislativas sobre a renovação da Carta de condução?

As regras para a renovação da carta de condução alteraram-se e, se o processo de pedido tornou-se mais simples, chegaram algumas novidades sobre a idade. As alterações legislativas sobre a renovação da carta de condução vieram alterar um panorama que já conhecíamos bastante bem.

Quais são as regras de renovação da Carta de condutor?

A sua revalidação é obrigatória, segundo a lei, e tem de respeitar determinados períodos, dependente da idade do condutor e do tipo de veículo. Com as alterações constantes na lei, é natural que os condutores não estejam a par das regras de renovação da carta.

Quando é necessário renovar a carteira de condução?

Caso a carta seja tirada antes dos 25 anos, só é necessário renovar aos 30 anos e depois aos 45 anos, sem atestado médico. 70 anos e posteriormente de 2 em 2 anos, sempre com atestado médico. Após os 70 anos de idade de 2 em 2 anos, com atestado médico. Diretrizes de renovação de carta para condutores das categorias C1, C1E, C, CE, D1, D1E, D e DE:

O que acontece se não renovar a carta de condução?

Se a carta não for renovada até ao máximo de cinco anos, passa a mesma legalmente a ser uma carta cancelada, o que o torna não habilitado para conduzir e terá que voltar a tirar a carta de condução novamente. Caso deixe passar a validade da carta estará a cometer uma infração rodoviária.

Como revalidar a carta de condução?

A forma mais simples e mais barata de revalidar a carta de condução é pela internet. - Devido à pandemia de COVID-19, as cartas de condução com validade entre 1 de setembro de 2020 e 30 de junho de 2021 continuam válidas por mais 10 meses, a partir da data em que caducam.

Como funciona a nova Carta de condução?

A nova carta de condução poderá ter um prazo de validade diferente e fica sujeita às restrições e condições aplicáveis no seu novo país de residência. Se a sua carta de condução tiver sido suspensa, anulada, objeto de restrição ou lhe tiver sido retirada no país da UE que a emitiu, não a poderá renovar.

Como faço para solicitar a Cartea de condução?

Entre na sua área pessoal do site do IMT. Escolha a opção “Condutores” e, em seguida, “Carta de Condução”. Siga as instruções que aparecem no ecrã. Ao fazer este pedido pela internet, pode ter de enviar um certificado de aptidão psicológica ( verifique se precisa de certificado de aptidão psicológica ).

Quais as alterações legislativas sobre a renovação da Carta de condução?

As regras para a renovação da carta de condução alteraram-se e, se o processo de pedido tornou-se mais simples, chegaram algumas novidades sobre a idade. As alterações legislativas sobre a renovação da carta de condução vieram alterar um panorama que já conhecíamos bastante bem.

Quando é a primeira renovação de um condutor?

Assim, condutores do Grupo I, Categorias A ou B, com carta anterior a 2013, fazem a primeira renovação aos 50. Condutores encartados entre 2013 e 2016 renovam na data indicada na sua carta. Para os condutores mais recentes, de Julho de 2016 em diante, a renovação dá-se de 15 em 15 anos.

Quais são os locais recomendados para renovar a carta de condução?

Os locais recomendados são os balcões do IMT-IP, os Serviços Online do IMT-IP, os Espaços do Cidadão ou os parceiros designados pelo IMT-IP. Veja os locais designados pelo IMT-IP onde pode efetuar a renovação da carta de condução aqui.

Quanto Tempo Demora para renovar a carta de condução?

Quando devo Renovar a Carta de Condução? A renovação da carta de condução pode ser requerida nos seis meses que antecedem a validade da mesma, devendo ser renovada conforme as idades, para as diferentes categorias dos veículos e independentemente da validade averbada no documento.

Postagens relacionadas: