Carnes maturadas

carnes maturadas

Como é a carne maturada?

A maturação a vácuo, ou maturação úmida ( wet em inglês), é um processo em que a carne é embalada a vácuo com o intuito de formar uma película protetora, atuando como barreira contra o oxigênio. A ausência de oxigênio no alimento inviabiliza o crescimento de microrganismos deteriorantes, principalmente as bactérias aeróbias putrefativas.

Como ocorre a maturação da carne?

O chefe charcuterie ressalta ainda que independente da câmara utilizada, a maturação da carne ocorrerá pelo mesmo princípio, “ esses equipamentos geralmente têm controladores capazes de fazer esse controle de temperatura e umidade de forma automática ”.

Como é feita a maturação de uma peça de carne?

Em razão do ótimo resultado obtido, a maturação de uma peça de carne é considerada uma arte dentro da charcutaria. Parra salienta que para o processo de maturação, a carne passa primeiro por um processo de cura, indo para a maturação logo em seguida. Esse processo é geralmente feito em câmaras de maturação cujo ambiente é totalmente controlado.

Qual é o objetivo da maturação nas carnes bovinas?

O processo de maturação de carnes vem fazendo muito sucesso na industrialização de alimentos e aprovado 100% pelos consumidores. É uma tecnologia essencial e importante para melhorar a qualidade das carnes vermelhas, agregando mais valor, segurança e satisfação do produto.

Qual é o significado da carne maturada?

Enquanto atuam no amadurecimento da carne, as bactérias láticas também evitam a contaminação do alimento ao produzirem enzimas antimicrobianas. Por isso, o processo de maturação é considerado seguro. O resultado é uma carne muito mais saborosa, macia, suculenta e perfumada.

Como é feita a maturação de carne?

Se trata de uma proteína de coloração vermelho escuro, denominada mioglobina. Outro forma de maturar a carne é o chamado “dry aged”. Neste processo, a peça não é embalada antes de ser armazenada, ficando em temperaturas e umidade controladas por até 90 dias. Diferente da maturação a vácuo, o “dry aged” provoca a desidratação da carne.

Como é feito o processo de maturação?

Esse processo é geralmente feito em câmaras de maturação cujo ambiente é totalmente controlado. “ Na câmara de maturação temos temperatura e umidade controladas que, dependendo do produto, variam entre 14° a 16°C numa umidade variando entre 70% a 80%.

Qual a temperatura ideal para congelar carne?

A carne vai estragar acima dos 4 °C e congelar abaixo de 0 °C. O ideal é manter a temperatura em 2,2 °C ao longo de todo o processo. [2] Não é aconselhável usar o refrigerador que você usa no dia a dia, pois, quanto mais vezes ele for aberto e fechado, mais frequentes as variações de temperatura e umidade.

Como é feita a maturação da carne?

A técnica mais comum é a de maturação úmida, na qual a carne é embrulhada em filme plástico. Por outro lado, expor a carne ao ar faz com que a água evapore, concentrando o sabor. Esse segundo método recebe o nome de maturação a seco, que pode levar de duas a três semanas, dependendo do tipo e corte da carne, bem como do sabor e textura que se ...

Qual a diferença entre maturação e cocção da carne?

Na maturação se formam compostos precursores, que na cocção da carne formam compostos voláteis e não voláteis, que dão um perfil de sabor característico e distinto daquele referente à carne fresca cozida. A hipoxantina é uma molécula que apresenta efeito favorável sobre as características sensoriais da carne.

Por que a carne do frio é maturada?

O empresário Rogério Betti, que é o primeiro especialista em dry-aged do Brasil, brinca ao explicar que a peça maturada é a carne do frio. “Pelo fato dela ter a umidade reduzida no ambiente, vai evaporando a água e o processo enzimático, que é a maturação, amacia a carne”, diz.

Como a cadeia da carne pode aumentar os níveis de consumo da carne?

A cadeia da carne, como um todo, deve acreditar, que melhorando a qualidade de produtos e sua consistência poderia aumentar os níveis de consumo da carne. Assim, é essencial a implantação de métodos e adoção de tecnologias, que visem melhorar ou ainda controlar a variação da qualidade da carne.

O objetivo da maturação nas carnes bovinas é justamente o amaciamento, melhorar a suculência da carne e melhorar significativamente o sabor da carne. Churrasqueiros de plantão preferem a carne maturada que tem o sabor inigualável. Como Funciona o Processo de Maturação das Carnes?

Qual a diferença entre maturação e cocção da carne?

Postagens relacionadas: