Serviços sociais

serviços sociais

O que é o Serviço Social e qual a sua importância?

Em 1946, foram fundados mais dois órgãos importantes para o atendimento dos trabalhadores: o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Social do Comércio (SESC).

Como é o curso de Serviço Social?

Como é o curso de Serviço Social? A graduação em Serviço Social forma assistentes sociais para atuarem majoritariamente no combate às desigualdades do mundo contemporâneo. Para tanto, o ofício envolve o planejamento, a execução e o acompanhamento de projetos de cunho social que visam atender às necessidades dos grupos mais fragilizados.

Qual a importância do Serviço Social para a profissão?

Contudo, o serviço social compreendeu a profissão e suas entidades em outra perspectiva, a partir da adoção de referenciais teórico-metodológicos que possibilitam a construção de um processo crítico, enquanto instrumento de proposição de um projeto profissional ético-político.

Quais são os campos de atuação do Serviço Social?

O serviço social amplia os campos de atuação, passando a atuar no chamado terceiro setor, nos Conselhos de Direitos, e ocupa funções de assessoria, entre outros. Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;

Qual a importância do Serviço Social para a sociedade?

O Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão social do trabalho, situa-se no processo de reprodução das relações sociais . A emergência dessa profissão no Brasil data da década de 1930.

Qual a importância do Serviço Social na educação?

A participação do Serviço Social na educação se dá no direito de todos, e também de ultrapassar as desigualdades sociais, orientação de cidadania e emancipação do individuo. A Assistente Social deve ser incluída na educação com o intuito de construir ações para a sociedade.

Quando surgiu o Serviço Social?

Segundo Campos e David (2010) o Serviço Social surgiu no Brasil na década de 1930 e desde então vem ganhando espaço na sua atuação em diversas áreas e em parcerias com as políticas públicas.

Qual a finalidade do Serviço Social?

A atuação do Serviço Social tem por finalidade desmitificar todas as formas de discriminação, bem como promover a garantia dos direitos dos cidadãos a fim de obter sua autonomia como designado em seu projeto ético-político profissional (SILVA, 2008).

Como é a faculdade de Serviço Social? O conteúdo do bacharelado em Serviço Social inclui sociologia, filosofia, teoria política e economia para que o aluno seja capaz de compreender a realidade social em toda a sua complexidade e construir estratégias para diminuir os danos das desigualdades existentes em nosso país.

Como o Serviço Social se tornou uma profissão?

Com o passar do tempo, a profissão foi se estruturando, chegando hoje a uma profissão dotada de um conjunto de ferramentas de tipos teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político. Atualmente, o serviço social se tornou uma profissão interventiva que busca principalmente a garantia e o acesso de direitos às camadas populares trabalhadoras.

Qual a importância do Serviço Social para a sociedade?

O Serviço Social cumpre com a proposta de ajudar a disseminar informações claras, objetivas e úteis a essa parte da população. É uma forma de conscientização, para que o indivíduo volte a se reconhecer como pessoa íntegra e parte de uma sociedade. E agora, conseguiu visualizar melhor sobre a importância do Serviço Social para a sociedade?

Como surgiu a profissão de assistente social?

Na prática, a profissão surge em Londres, na Inglaterra e em 1898, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Com a ascensão da sociedade burguesa e o aparecimento de classes sociais, a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo à classe proletária.

Quais são as principais características do Serviço Social?

Alguns autores colocam o Serviço Social vinculado principalmente à questão social qualificando-o como tradicional. Segundo Lima (1986, p.56 apud MONTAÑO, 2009, p.23): caracteriza o Serviço Social ‘’fundamentalmente pela caridade, beneficência e a filantropia como atitudes dominantes na Idade Média.’’

Postagens relacionadas: