Bacalhau à lagareiro

bacalhau à lagareiro

Qual a origem do bacalhau?

Aparte do parêntesis aqui metido, parece-nos, até por certos testemunhos dados por pessoas de hoje, que o bacalhau servido por ordem dos lagareiros tem fundamento, e como tal, o Bacalhau dito à Lagareiro tem origem na própria atividade da produção de azeite.

Por que o bacalhau com cebola e batata é banhado em azeite?

Até porque essa é das suas grandes particularidades: o bacalhau com cebola e batata é depois, literalmente, banhado em azeite. Assim ficou conhecido o bacalhau que nasceu nos lagares da Beira interior. Posto isto, e já com alguma água na boca, quer aprender diferentes variações deste saboroso prato?

Como fazer broa de bacalhau?

Num tabuleiro próprio para ir ao forno, colocar uma camada de cebola cortada em meias luas, o louro, azeite e no cimo as postas de bacalhau. Regar generosamente com azeite e levar ao forno bem quente. Entretanto, esfarelar a broa para uma tigela grande. Juntar a cebola, o alho e a salsa bem picadinhos.

Como fazer a batata de bacalhau com sal grosso?

Adicione um pouco de pimentão-doce, sal e pimenta e mexa. Retire as batatas do forno, sacuda o sal e esmague-as ligeiramente.

Onde é encontrado o bacalhau?

Foi em solo norueguês que o holandês Yapes Ypess fundou no século IX, segundo registros, a primeira indústria de transformação do peixe. Com o passar do tempo, a demanda pelo bacalhau aumentou em países da Europa, América e África.

Qual é a origem do Comércio do bacalhau?

Mas deve-se aos bascos, povo que habitava as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, do lado da Espanha e da França, o comércio do bacalhau. Os bascos conheciam o sal e existem registos de que já no ano 1000, realizavam o comércio do bacalhau curado, salgado e seco.

Quais são os benefícios do bacalhau?

Na estufa consegue-se uma seca perfeita no espaço de três a cinco dias, uma vez que a passagem do ar é contínua e a temperatura sem oscilações. A higiene é um outro fator favorável nas estufas dado que o bacalhau não está exposto à poluição, aves, insetos e outras intempéries. A mão-de-obra necessária em estufa também é consideravelmente menor.

Por que o bacalhau foi uma revolução na alimentação?

Foi na costa da Espanha, portanto, que o bacalhau começou a ser salgado e depois seco nas rochas, ao ar livre, para que o peixe fosse melhor conservado. O bacalhau foi uma revolução na alimentação, porque na época os alimentos estragavam pela precária conservação e tinham sua comercialização limitada ( a geladeira surgiu no século XX).

Postagens relacionadas: