Abelhas asiáticas

abelhas asiáticas

Como uma abelha asiática reage a um ataque de vespas gigantes?

Cientistas descobrem que uma espécie de abelha do Vietnã pode alertar a colmeia usando sons estridentes quando há um ataque de vespas gigantes assassinas De forma incrível, uma espécie de abelha asiática é capaz de “gritar” por socorro quando ocorre um ataque de vespas gigantes, alertando a colmeia para a tomada de ações defensivas.

Quais são os cuidados que deve ter com a abelha?

De acordo com a CUF, estes são alguns cuidados que deve ter: Remova o ferrão da abelha ou parte do inseto que possa ainda estar cravado na pele; Se sentir dor, tome um analgésico, como o paracetamol ou iboprofeno. Siga sempre as indicações do folheto e tome a dose recomendada;

Quais são os cuidados que devemos ter com a picada da abelha?

De acordo com a CUF, estes são alguns cuidados que deve ter: Remova o ferrão da abelha ou parte do inseto que possa ainda estar cravado na pele; Lave o local da picada abundantemente com água fria; Se sentir dor, tome um analgésico, como o paracetamol ou iboprofeno.

Quais são os efeitos da vespa sobre a população de abelhas?

Apicultura – o efeito sobre a população de abelhas é direto, pois há uma grande predação por parte das vespas. E indireto, pela diminuição das atividades das abelhas perante a presença da vespa - que se traduz num enfraquecimento e eventualmente morte da colmeia.

Como saber se uma vespa é asiática?

Se encontrarmos uma vespa grande, como podemos ver se é asiática? E o que é mais aconselhável fazer? A vespa-asiática ( Vespa velutina) é uma espécie que se identifica bastante bem por ter as patas amarelas e o corpo bastante escuro com um segmento laranja no abdómen.

Qual é a espécie mais parecida com a vespa asiática?

A espécie mais parecida com ela em Portugal é a vespa-europeia ( Vespa crabro), que apresenta uma coloração mais amarelada, tem as patas pretas e é ligeiramente maior do que a vespa-asiática.

Quais são as vespas mais ameaçadas pelo aquecimento global?

A vespa chinesa, uma variação de tamanho menor (a vespa mandarina é a maior vespa conhecida do mundo), já apareceu na Europa, causando pesadelos às abelhas na França, na Espanha e em Portugal. Estima-se que essas vespas tenham entrado pelo literal francês.

Como a vespa asiática se adapta em ambientes urbanos?

E se sim, sabe-se de que forma? A vespa asiática é uma espécie que se adapta bem em ambientes urbanos. Os ninhos não se encontram só no topo das árvores, também é possível encontrá-los no solo, em muros, telheiros, alpendres, varandas, barracões, pelo que o contacto com as pessoas é uma realidade e todos os anos há pessoas que são picadas.

Como aliviar a picada de abelha?

Dra. Janyele Sales A picada de abelha é um fenômeno comum e frequente. Geralmente, apenas a realização de cuidados que podem ser feitos em casa já são suficientes para aliviar os sintomas.

O que fazer em caso de picadas de abelhas?

Uma dica para não ter problemas com picada de abelha é tentar evitar ao máximo a aproximação de locais onde há maior incidência deste inseto, o que nem sempre é possível. Assim como ocorre com a picada de outros insetos, como as vespas (marimbondos) e formiga de fogo, os sintomas geralmente são dor no local com vermelhidão e inchaço.

Por que picada de abelha é perigosa?

Neste caso, a reação alérgica pode até mesmo levar à morte. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), são registradas 40 mortes por ano causada pela picada do inseto, nos Estados Unidos e 100 na Europa.

Quanto tempo dura o inchaço da picada de abelha?

Na maioria dos casos, a dor e o inchaço desaparecem em no máximo um ou dois dias. Em 10% dos casos o paciente desenvolve uma reação maior às picadas, com intensa dor e inchaços que podem chegar a 10 cm de diâmetro e demoram até 10 dias para desaparecer.

Postagens relacionadas: