Sinusite

sinusite

O que é sinusite e quais são seus sintomas?

Perda do olfato Os sintomas de sinusite podem ser difíceis de distinguir dos sintomas de alergia e, por isso, quando a alergia dura mais de 7 dias, deve ser avaliada por um clínico geral ou otorrinolaringologista, para iniciar o tratamento adequado.

Quais são os melhores tratamentos para sinusite?

Entretanto, se os sintomas são intensos, com presença de febre, ou que não melhoram em 10 dias, pode ser necessário o uso de antibiótico, como Amoxicilina, indicado pelo médico. Saiba quais são as principais opções de tratamento para sinusite .

Como diagnosticar a sinusite?

Para diagnosticar a sinusite, é somente necessária a avaliação clínica do médico clínico geral, pediatra ou otorrino. Os exames como análises de sangue, raio-X e tomografia, não são necessários, mas podem ser úteis em alguns casos nos quais há dúvida sobre o diagnóstico ou a causa da sinusite.

Quais são os sintomas de sinusite alérgica?

Sinusite alérgica Os sintomas de sinusite alérgica são parecidos com os de sinusite viral, entretanto, acontece em pessoas que tiveram uma crise recente de rinite alérgica, ou que se expuseram a situações que costumam causar espirros e alergias em algumas pessoas, como frio intenso, ambiente seco, roupas guardadas ou livros velhos, por exemplo.

Quais são as causas da sinusite?

Quando se avalia a sinusite pelas suas causas, ela pode ser conhecida como sinusite viral, se for provocada por vírus; como sinusite bacteriana, se for causada por bactérias, ou como sinusite alérgica, se for causada por uma alergia.

Como evitar os sintomas de sinusite?

Além dos remédios indicados, deve-se ainda ter alguns cuidados que ajudam os sintomas de sinusite a desaparecer mais rapidamente, como lavar o nariz com soro fisiológico 2 a 3 vezes por dia, evitar ficar muito tempo em locais fechados, ficar longe de fumaça ou poeira e beber entre 1,2 a 2 litros de água por dia.

Qual a diferença entre sinusite crônica e recorrente?

Sinusite crônica: quando os sintomas duram mais que 12 semanas. Sinusite recorrente: quando há 4 ou mais episódios de sinusite durante o ano. A imensa maioria das sinusites agudas são de origem viral ou alérgica, mas não é incomum que elas transformem-se em sinusite bacteriana.

Quanto tempo dura uma sinusite?

Deve-se ter cuidado para não usar antibiótico indiscriminadamente para que não haja seleção de bactérias resistentes. Se a sinusopatia não tiver características de origem bacteriana, não há motivos para usar antibióticos. A sinusite crônica é aquela que permanece por mais de 12 semanas consecutivas apesar do tratamento.

¿Cómo se diagnostica la sinusitis?

¿Cómo se diagnostica la sinusitis? El diagnóstico de una sinusitis se hace fundamentalmente con los datos obtenidos después de realizar una historia clínica y un examen clínico cuidadoso.

¿Cómo diagnosticar la sinusitis aguda?

Los exámenes de laboratorio generalmente no son necesarios para diagnosticar la sinusitis aguda. Sin embargo, cuando la afección no responde al tratamiento o empeora, las muestras de tejido (cultivos) de la nariz o de los senos paranasales pueden ayudar a encontrar la causa, como una infección bacteriana.

¿Cómo tratar la sinusitis?

Si tienes una infección bacteriana, algunas veces es necesario usar antibióticos para tratar la sinusitis. Si el médico no puede descartar una infección subyacente, te puede recomendar un antibiótico; algunas veces combinado con otros medicamentos.

¿Qué es la sinusitis crónica?

En la sinusitis crónica puede existir: dolor facial, sensación de presión facial, congestión nasosinusal, obstrucción nasal, rinorrea espesa, rinorrea posterior y presencia de pus en la cavidad nasal. En ocasiones puede presentar también fiebre y puede producir dolor de cabeza, dificultad para la respiración y fatiga.

Postagens relacionadas: