Arrendamento acessível

arrendamento acessível

Como funciona o programa de arrendamento acessível?

Se pretende arrendar o seu alojamento, inscreva-o aqui. Aqui vai poder calcular o preço máximo pela qual pode arrendar o seu alojamento. O Programa de Arrendamento Acessível (PAA) promove a oferta de arrendamento habitacional a preços inferiores aos de mercado, com estabilidade e segurança.

Quantos municípios têm o programa de arrendamento acessível?

Esta segunda-feira arranca o programa de arrendamento acessível. O Governo definiu seis escalões para o conjunto dos 308 municípios do país, fixando um limite máximo para a renda que pode ser praticada em cada concelho variável por tipologia de habitação.

Qual o prazo mínimo para arrendar uma casa?

Os contratos de arrendamento celebrados no âmbito deste programa têm a duração mínima de cinco anos. No final, o contrato pode ser renovável por um período estipulado entre senhorio e arrendatário. Caso se trate de arrendamento a estudantes, o prazo mínimo é de nove meses.

Como calcular o preço máximo pela qual pode arrendar o seu alojamento?

Submeta a sua candidatura a um alojamento. Verifique qual o valor da renda a que pode aceder e se preenche os requisitos para se candidatar. Se pretende arrendar o seu alojamento, inscreva-o aqui. Aqui vai poder calcular o preço máximo pela qual pode arrendar o seu alojamento.

Quais são as vantagens do programa arrendamento acessível?

O Programa Arrendamento Acessível (PAA) assegura vantagens para senhorios e inquilinos: para os primeiros traz vantagens ao nível da isenção fiscal, para os segundos, contratos de arrendamento a preços mais baixos e mais estáveis.

Como funciona o programa de alojamento acessível?

Como funciona o Programa de Arrendamento Acessível? O PAA funciona com base em três passos simples. O senhorio inscreve o alojamento na plataforma do PAA e obtém um certificado de inscrição que indica a ocupação mínima e a renda máxima possível, de acordo com as informações prestadas numa ficha de alojamento.

Quanto tempo dura o contrato de arrendamento?

O prazo do contrato de arrendamento deve ser no mínimo 5 anos, podendo ser de 9 meses no caso de alojamentos destinados a residência de estudantes do ensino superior.

Quais são as vantagens e desvantagens dos senhorios e arrendatários?

E há vantagens para ambas as partes: os senhorios têm isenção de IRS ou IRC sobre as rendas e os arrendatários têm acesso a uma habitação digna, com custos mais adequados ao rendimento disponível.

Por que não arrendar a minha casa?

Se tem um imóvel e tem pensado “por que não arrendar a minha casa?”, saiba que essa pode ser uma fonte de rendimento interessante, mas há obrigações legais e burocráticas a cumprir. O arrendamento de um imóvel envolve, sempre, a celebração de um contrato entre o senhorio e o inquilino.

Qual é o prazo de arrendamento?

O prazo deve constar do contrato de arrendamento e não pode, contudo, ser inferior a 1 nem superior a 30 anos, considerando-se automaticamente ampliado ou reduzido aos referidos limites mínimo e máximo quando, respetivamente, fique aquém do primeiro ou ultrapasse o segundo.

Por que é importante arrendar uma casa?

2. Conhecer quem pode viver na casa Na casa arrendada podem residir todos os que vivam em economia comum, em união de facto, parentes ou afins do arrendatário em linha reta até ao 3.º grau. Podem ainda viver no imóvel, no máximo, três hóspedes, exceto se houver uma cláusula no contrato que estipule o contrário.

Quanto tempo dura um contrato de arrendamento?

Os contratos de arrendamento vão passar a ter uma duração mínima de um ano e, caso nada seja comunicado em sentido contrário, passam a renovar-se automaticamente por outros três anos.

Se tem um imóvel e tem pensado “por que não arrendar a minha casa?”, saiba que essa pode ser uma fonte de rendimento interessante, mas há obrigações legais e burocráticas a cumprir. O arrendamento de um imóvel envolve, sempre, a celebração de um contrato entre o senhorio e o inquilino.

Como calcular o valor do aluguel?

Postagens relacionadas: