Junta de freguesia de benfica

junta de freguesia de benfica

Como surgiu a freguesia de São Domingos de Benfica?

Em 1959 o território divide-se novamente e dá origem à freguesia de São Domingos de Benfica . Mais recentemente, a par da crescente edificação assiste-se ao decréscimo da população residente, não só pelo envelhecimento mas também pela migração dos habitantes mais jovens para a periferia.

Qual é o concelho de Benfica?

Nos anos de 1864 a 1878 pertencia ao concelho de Belém, extinto por lei de 18/07/1885. No censo de 1890 figura Benfica (intra-muros) no concelho de Lisboa e Benfica (extra-muros) no concelho de Oeiras. Os seus limites actuais foram fixados pela Lei n.º 56/2012, de 8 de novembro. Benfica começou por ser uma aldeia de camponeses da região saloia.

Qual é a origem do nome Benfica?

Sobre a origem do nome Benfica existem diversas versões de duvidosa veracidade. Fernão Lopes, na sua Crónica de el-rei D. Pedro I (Capítulo IX) descreve assim a origem do termo:

Onde fica a Mata de Benfica?

Parque Silva Porto (ou Mata de Benfica), no Bairro de Santa Cruz; Portas de Benfica, no limite da freguesia de Benfica da freguesia da Venda Nova, na cidade da Amadora. Quinta do Peres, na Travessa Francisco Resende, no limite de Monsanto; Retiro do Bom Pastor, propriedade do Patriarcado de Lisboa;

Qual é a origem de São Domingos de Benfica?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. José da Câmara ( PPD/PSD. CDS-PP. A. MPT. PPM) São Domingos de Benfica é uma freguesia portuguesa do município de Lisboa, pertencente à Zona Norte da capital, com 4,29 km² de área e 33 745 habitantes (2011). Densidade: 7 702,3 hab/km².

Quem fundou o Convento de São Domingos de Benfica?

O Convento de São Domingos de Benfica, situado na freguesia de São Domingos de Benfica, em Lisboa, foi um convento da Ordem de São Domingos fundado num terreno que a 22 de Maio de 1399 foi doado pelo rei D. João I de Portugal, a pedido do Dr. João das Regras e de frei Vicente de Lisboa, para nele ser construído um Mosteiro da Ordem Dominicana [ 1]

Quando foi construída a Igreja de São Domingos de Benfica?

A construção viria a ruir e a ser consequentemente demolida, edificando-se, entre 1624 e 1632, o templo atual sob orientação do Padre Mestre Frei João de Vasconcelos (1590-165). Funcionou como igreja paroquial de São Domingos de Benfica até à década de 70 do séc.

Qual é o princípio de uma freguesia de Benfica?

São Domingos de Benfica” ). Para o geógrafo Nuno Marques da Costa esta é, afinal, uma freguesia que obedece àquele que devia ser o princípio de uma cidade: “Um processo de partilha de várias gerações e de várias condições socioprofissionais”. Nasceu no Porto, há 25 anos, mas desde 2019 que faz do Alfa Pendular a sua casa.

Qual é a variante do nome Benfica?

Tem a variante Benfique. Porto Editora – Benfica no Dicionário infopédia de Toponímia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-06-09 15:11:21].

Qual é o concelho de Benfica?

Nos anos de 1864 a 1878 pertencia ao concelho de Belém, extinto por lei de 18/07/1885. No censo de 1890 figura Benfica (intra-muros) no concelho de Lisboa e Benfica (extra-muros) no concelho de Oeiras. Os seus limites actuais foram fixados pela Lei n.º 56/2012, de 8 de novembro. Benfica começou por ser uma aldeia de camponeses da região saloia.

Qual é a origem da palavra Bemfica?

brócolos ou bróculos? puder ou poder? Se há quem pense que vem de bem fica, e tanto assim que se escrevia Bemfica no século XIX, há também quem proponha uma derivação do árabe ben fiq, filho do homem alto. Tem a variante Benfique.

Qual a densidade populacional de Benfica?

A sua densidade populacional é 4 605,9 hab/km². Benfica engloba cerca de dois terços do grande pulmão verde da capital portuguesa, o Parque Florestal de Monsanto . Delegação do Bairro da Boavista - Rua Rainha Dona Brites – Centro Social e Polivalente, 1.º andar

Postagens relacionadas: