Tangerina

tangerina

Qual é a origem da tangerina?

A origem desta espécie é a Ásia, onde prefere climas húmidos subtropicais e tropicais. As tangerineiras e seus híbridos são bastante cultivados ao redor do mundo, embora bastante menos do que as laranjeiras. Portugal tem um clima algo favorável ao cultivo da tangerina, sobretudo no Sul do País e ilha da Madeira.

Quais são os estados que mais produzem tangerina?

Em 2018, o Brasil produziu quase 1 milhão de toneladas de tangerina, sendo o 6º maior produtor do mundo. Os estados que mais produzem são: São Paulo (331 mil toneladas), Minas Gerais (210 mil toneladas), Rio Grande do Sul (148 mil toneladas) e Paraná (143 mil toneladas).

Quais são as melhores dicas para cultivar tangerinas?

São geralmente autoférteis e facilmente se danificam com o frio, mesmo os frutos, devido à sua casca fina. Climas com temperaturas entre os 20º e os 30 ºC são os ideias para cultivo das tangerinas. As regas ajudam a aumentar a produção e, como todos os citrinos, a tangerineira necessita de muita água nos meses secos.

Qual a diferença entre mandarina e tangerina?

Tangerina vem de laranja tangerina, isto é, laranja de Tânger . Bergamota vem do turco beg armudi, pera do príncipe, através do italiano bergamotta ou do francês bergamotte. Mandarina vem do castelhano mandarina.

Quais são as variedades de tangerina?

No Brasil, as variedades mais conhecidas de tangerina são ‘Cravo’- muito suculenta, com sabor um pouco ácido; ‘Ponc㒠– de gomos grandes e casca bem solta da polpa. Poncã-extra’ – de casca grossa e bem enrugada, gomos grandes e nem sempre muito suculenta e a ‘Murcote’ – híbrido do cruzamento entre laranja e tangerina.

Por que as tangerinas são tão importantes?

A Tangerina é uma fruta ideal para combater a a obesidade, pois é baixa em gorduras, rica em nutrientes e com baixo índice glicêmico. Além disso, é uma fonte rica de vitamina C que, segundo relatos, aumenta o metabolismo da gordura nos indivíduos que seguem uma dieta regular e uma rotina de exercícios.

Quem inventou a tangerina?

No Brasil, a primeira referência sobre a tangerina aparece em escritos do padre Manuel Aires de Casal, em 1817. A fruta logo se adaptou ao clima do país, que hoje é o quarto maior produtor mundial de tangerinas – os três primeiros são China, Espanha e Japão.

Qual a cor da tangerina?

A tangerina ( Citrus reticulata ), também conhecida como mexerica, laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã (ou ponkan ), manjerica, laranja-cravo, mimosa e bergamota, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado.

Qual o melhor clima para cultivar tangerinas?

São geralmente autoférteis e facilmente se danificam com o frio, mesmo os frutos, devido à sua casca fina. Climas com temperaturas entre os 20º e os 30 ºC são os ideias para cultivo das tangerinas.

Como cultivar um pé de tangerina em casa?

Existem duas maneiras de cultivar um pé de tangerina em casa – por meio da aquisição de uma muda em uma loja especializada ou cultivando uma árvore a partir da semente. A segunda maneira é mais interessante e fascinante (se você tem o hábito de cuidar de plantas).

Quais são os benefícios da tangerina?

A tangerina, além de ser rica em vitaminas A e C, também é rica em sais minerais como potássio, cálcio, fósforo e magnésio. É muito apreciada pelo seu sabor menos ácido do que aquele da laranja. Além de significar abundância na China, a sua casca é utilizada na medicina tradicional chinesa.

Quanto tempo dura o pé de tangerina?

Normalmente, o pé de tangerina dá frutos a partir de dois anos de idade, podendo viver até 20 anos. Além de possuir uma planta muito bonita no seu quintal, você estará usufruindo dos diversos benefícios da tangerina orgânica, sem agrotóxicos e com diversos nutrientes benéficos para o organismo.

Postagens relacionadas: