Bronquite aguda

bronquite aguda

Como tratar a bronquite aguda?

O tratamento fundamenta-se na administração de antibióticos, nos casos de infecção bacteriana, associados a medicamentos broncodilatadores e, em alguns casos, os corticóides. Na bronquite aguda as crises são mais curtas, e podem durar uma ou duas semanas. A doença pode tornar a árvore brônquica mais sensível ao frio e a poluentes.

Por que a bronquite aguda é contagiosa?

Podemos considerar que a bronquite aguda é contagiosa ou transmissível. Ou seja, a bronquite “pega-se” ou transmite-se de pessoa para pessoa, na medida que, geralmente é causada por vírus - os mesmos vírus que causam constipações e gripe (influenza).

Qual a diferença entre bronquite aguda e crônica?

Na bronquite aguda as crises são mais curtas, e podem durar uma ou duas semanas. A doença pode tornar a árvore brônquica mais sensível ao frio e a poluentes. Na bronquite crônica os sintomas não desaparecem e pioram no período da manhã e em determinadas épocas do ano.

Quais são os sintomas da bronquite infecciosa aguda nos adultos?

A bronquite infecciosa aguda nos adultos tende a começar com catarro nas vias respiratórias superiores, com mal-estar geral, calafrios, discreto aumento da temperatura corporal (38 – 38,5 graus centígrados), dores nos músculos e na garganta. Posteriormente, aparece uma tosse que tende a indicar o início de uma bronquite.

Como tratar a bronquite?

Estes medicamentos podem ser utilizados em casos de bronquite aguda ou bronquite crônica, mas deve-se utilizar com cautela em crianças menores de 6 anos, e apenas com acompanhamento médico. Além disso, é recomendado beber muita água para tornar o medicamento mais eficaz e a diluir e eliminar o muco mais facilmente. 4. Expectorantes

Qual o melhor remédio para bronquinte?

Paracetamol O esforço físico envolvido na tosse pode causar dor na garganta e nas costas. Nesses casos, os analgésicos de venda livre como o paracetamol podem ser usados para aliviar a dor associada à tosse. 2. Aspirina Medicamentos como a aspirina ou o ibuprofeno combinam ação analgésica e anti-inflamatória no combate à bronquite.

Quais são os broncodilatadores usados no tratamento da bronquite?

Expectorantes Os expectorantes, como guaifenesina ou ambroxol, ajudam a deixar o catarro menos grosso, o que facilita sua eliminação. Além disso, também podem ter ação antitussígena, ou seja, ajudam a aliviar a tosse. Esses medicamentos podem ser indicados pelo médico para o tratamento da bronquite, especialmente da bronquite crônica. 5.

Qual o melhor corticosteroide para bronquite?

A budesonida é outra opção de corticosteroide usada no tratamento da bronquite. Ele é encontrado principalmente na forma de spray nasal ou inalador bucal. Trata-se de uma boa opção para quem sofre de bronquite e de outros problemas de saúde como a rinite alérgica.

A bronquite crônica, embora possa ser uma extensão da bronquite aguda, quase sempre é provocada pela fumaça do cigarro. Não há agentes infecciosos como vírus e bactérias, portanto ela não é contagiosa. Como evitar o contágio e a transmissão de viroses que desencadeiam bronquite?

Quais são os sintomas da bronquite crônica e aguda?

A bronquite aguda é geralmente um quadro isolado na vida do paciente, sendo a tosse o seu sintoma mais característico. Já a asma é quadro crônico, com períodos de melhora intercalados com períodos de crise, no qual a dificuldade para respirar e o chiado no peito são sintomas importantes.

Quais são os tipos de bronquite?

Quando há um quadro de bronquite, há inflamação dos brônquios que ficam mais contraídos e aumentam a produção de secreção. Esses cílios não conseguem expelir todo o catarro, provocando um acúmulo de secreção. Há dois tipos de bronquite — a aguda e a crônica — que se diferenciam pelo tempo de duração dos sintomas e pela gravidade da doença.

Como tratar a bronquite aguda causada por vírus?

É importante lembrar que todo medicamento só deve ser tomado com orientação do médico, especialmente os broncodilatadores, pois esses medicamentos podem trazer efeitos adversos, como palpitações cardíacas. Não há um tratamento específico para a bronquite aguda causada por vírus.

Qual a diferença entre bronquite e asma?

Os principais sintomas da bronquite são a tosse (com duração superior a 5 dias) e a expectoração. Já a asma é uma doença pulmonar crônica, caracterizada por tosse, chiado no peito e falta de ar. A bronquite pode se apresentar de forma aguda ou crônica.

Postagens relacionadas: