Curdos turquia

curdos turquia

Quais são os sítios arqueológicos do Curdistão turco?

O Curdistão turco é parte de uma antiga região conhecida como Alta Mesopotâmia, possuindo sítios arqueológicos que datam do Neolítico, como o de Çayönü. Na Antiguidade, o território fazia parte do reino Mitani. Após isto, foi englobado pela Assíria por um longo período.

Qual é a origem dos curdos?

Qual é a origem dos curdos? Os curdos são um dos povos originários das planícies da Mesopotâmia — território compreendido entre os rios Tigre e Eufrates — e dos planaltos da região onde hoje estão o sudeste da Turquia, o nordeste da Síria, o norte do Iraque, o noroeste do Irã e o sudoeste da Armênia.

Quais são os principais grupos que combatem a autonomia curda na Turquia?

O YPG e o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que lutam pela autonomia curda na Turquia há três décadas e têm bases no Iraque, também ajudaram no combate. Em setembro de 2014, o Estado Islâmico fez um ataque em Kobane, região curda na Síria, forçando dezenas de milhares de pessoas a fugirem pela fronteira turca.

Qual a presença da Turquia no norte da Síria?

A Turquia mantém uma presença militar no norte da Síria desde agosto de 2016, quando enviou tropas e tanques pela fronteira para apoiar uma ofensiva rebelde síria contra o Estado Islâmico.

Qual é o nome da região do Curdistão?

As terras do Curdistão possuem relevo acidentado, compreendendo basicamente a Cordilheira de Zagros e o norte da Alta Mesopotâmia. Seu ponto mais alto está na fronteira Turquia-Armênia, onde localiza-se o Monte Ararate, com 5.165 metros de altitude. O seu maior lago é o Lago Van, no lado turco, com 3.755 km².

Por que a Turquia é um país tão rico?

A Turquia é um país muito rico culturalmente, por toda a sua história milenar que é descoberta a cada dia nos seus sítios arqueológicos. Anatólia (antiga Turquia) pela sua localização, recebeu/abrigou muitas civilizações durante todo seu história.

Como os árabes resistiram à invasão dos curdos?

No século VII, os árabes tomam castelos e fortificações dos curdos, como nas cidades de Sharazor e Aradbaz, que foram conquistadas no ano de 643. Os curdos resistiram às invasões das tribos árabes por mais de um século.

Quais são as importações da Turquia?

As importações incluem bens de consumo e peças automotivas. A travessia de fronteira com o Curdistão Iraquiano, fechada intermitentemente pelo Governo Regional do Curdistão, foi reaberta em 10 de junho de 2016. A Turquia não permite que negócios, pessoas ou bens atravessem sua fronteira, embora Rojava tenha o interesse da reabertura da fronteira.

Postagens relacionadas: