Estenose da carótida

estenose da carótida

Onde se localiza a estenose carotídea?

Este é o local onde mais frequentemente se localiza a estenose carotídea (o aperto). Denomina-se por estenose na bifurcação carotídea e como se localiza fora do crânio é referida por estenose carotídea extracraniana.

Quais são as causas da estenose de artéria carótida?

Aterosclerose é a principal causa de estenose de artéria carótida, caracterizada pelo espessamento patológico da camada mais interna desse vaso. Esse espessamento é causado por placas de gordura chamadas de placas de aterosclerose ou ateroma.

Quais são as estenoses carotídeas que têm maior risco de AVC?

As estenoses carotídeas superiores a 70% sintomáticas são as que têm maior risco de AVC. Neste caso o doente deverá ser proposto para cirurgia ( endarteriectomia ), para remoção do aperto e assim reduzir o risco de AVC (ver tratamento).

Qual é o grau de obstrução da carótida?

A grau de obstrução da carótida é habitualmente classificado de acordo com percentual de obstrução da lúmen da artéria, ou seja, da parte interna da artéria por onde efetivamente passa o fluxo sanguíneo: Leve: obstrução de menos de 50% do lúmen. Moderado : obstrução de mais de 50% e menos de 70% do lúmen.

¿Qué es la estenosis carotídea?

La estenosis carotídea es asintomática, no produce ningún síntoma. En ocasiones es descubierta casualmente al hacer una exploración física rutinaria y escuchar un soplo al auscultar el cuello.

¿Cómo saber si la estenosis carotídea debe ser operada?

Además la experiencia del cirujano también determina si la estenosis carotídea debe ser operada: la tasa de complicaciones del cirujano ( ictus en relación con la cirugía) en pacientes sin síntomas ha de ser inferior al 3 %, en pacientes sintomáticos esta tasa ha de ser inferior al 6 %.

¿Qué son las carótidas?

Las carótidas son dos grandes arterias que salen desde la arteria aorta en el pecho y suben por ambos lados del cuello para llevar la sangre hasta el cerebro. Están situadas en la parte delantera del cuello, una a cada lado, y frecuentemente las notamos latir cuando hacemos un esfuerzo.

¿Cuál es la fisiopatología de la aterosclerosis carotídea?

A pesar de que se trata de una entidad sistémica y que la fisiopatología de la aterosclerosis carotídea es similar a la de otros vasos , la estenosis carotídea presenta como característica particular que el 90 % de las lesiones se sitúan en la bifurcación carotídea y en los 2 primeros centímetros de la arteria carótida interna.

Qual o mecanismo mais comum de formação de AVC nos pacientes com estenose da carótida?

Dos três, a embolização é o mecanismo mais comum de formação de AVC nos pacientes com estenose da carótida. Doença ateromatosa da carótida.

Quais são os riscos da estenose carotídea?

A estenose carotídea aumenta o risco de Acidente Vascular Cerebral ( AVC) isquémico. O AVC isquémico ocorre quando o fluxo de sangue para o cérebro diminui. Nós temos duas artérias carótidas comuns (direita e esquerda). Estas artérias localizam-se no pescoço, fora do crânio e fornecem sangue ao cérebro.

Quais são os fatores de risco da estenose aterosclerótica carotídea?

Estenose aterosclerótica carotídea assintomática grave é encontrada em 2-5% das mulheres europeias e 2-8% dos homens europeus com mais de 60 anos. No entanto, a prevalência é muito maior em grupos de alto risco, no estudo de Framingham foram encontrados como fatores de risco os seguintes: -Pressão arterial sistólica aumentada.

Como é diagnosticado o ateroma da carótida?

Um ateroma da carótida é diagnosticada no ultrassom como uma estrutura focal invadindo o lúmen arterial por pelo menos 0,5 mm, o exame é rápido e seguro e com boa performance e pode ainda quantificar a estenose luminal.

Obstruções menores que 50% não são clinicamente relevantes. Cerca de 2 a 5% das mulheres e 2 a 8% dos homens com mais de 60 anos apresentam obstrução da carótida em grau moderado ou grave. Quanto mais grave for a obstrução da carótida, maior é o risco de AVC. O que são as artérias carótidas?

Como ocorre a obstrução das artérias carótidas?

Postagens relacionadas: