Num automóvel os amortecedores

num automóvel os amortecedores

Qual a importância dos amortecedores para o carro?

Os amortecedores são peças que garantem a estabilidade do carro e permitem o conforto dos passageiros, já que controlam o contato com o solo. O mau funcionamento dos amortecedores, além de causar desconforto, coloca em risco a direção do carro. É importante saber avaliar o estado deles, porque o desgaste é paulatino e o motorista se acostuma.

Como funciona um amortecedor?

Externamente, um amortecedor é composto de dois tubos que encaixam um dentro do outro, bem como suportes e fixadores externos ligados às duas partes do veículo, sendo a base na suspensão e o topo na estrutura do carro. Se forem telescópicos, no caso dos dianteiros, estes se prendem nas molas.

Quando trocar os amortecedores do carro?

Amortecedores velhos, mal regulados ou inapropriados podem causar sérios danos à suspensão e a estrutura do carro como um todo, além de tornar sua viagem menos confortável e segura. Verifique os amortecedores do seu veículo a cada 10 mil km rodados. A troca deve ser feita a cada 40 mil km.

Por que os amortecedores devem ser trocados aos pares?

Os amortecedores devem ser trocados aos pares, mesmo que apenas um deles esteja desgastado? Verdade. Se apenas um dos amortecedores de cada par (dianteiro ou traseiro) é trocado, a outra peça pode ter menor eficiência devido ao maior tempo de uso.

Como funcionam os amortecedores?

Os amortecedores estabilizam todo o percurso do veículo, evitando um excesso de inclinação da carroçaria do veículo ou o rolamento em qualquer direção, especialmente ao efetuar curvas ou fazer curvas fechadas. Esta estabilização permite maior controlo e estabilidade do veículo.

Por que o amortecedor abre ou fecha o fluido hidráulico?

Assim, sempre que o amortecedor abre ou fecha o fluido hidráulico é forçado a passar pelas válvulas impedindo que o carro salte com a ação de retorno das molas. Desse modo, o amortecedor não garante apenas a segurança, como também o conforto de todos os ocupantes do veículo.

Por que os impactos não são amortecidos?

Contudo, quando os impactos não são amortecidos costuma ser fácil para os ocupantes do veículo perceberem que a peça não está trabalhando adequadamente, especialmente porque costuma ser bastante incômodo e, ainda, acompanhar um barulho de batida “seca”.

Quais são os amortecedores mono tubo?

Estes são amortecedores de gás de alta pressão com apenas um tubo, o tubo de pressão. No interior do tubo de pressão, existem dois êmbolos: um êmbolo que divide e um pistão de trabalho. O êmbolo de trabalho e a haste são muito semelhantes ao design do amortecedor de tubo duplo.

A ação da pressão do gás mantém a roda em maior contato com o solo, aumentando aderência e estabilidade do veículo sem comprometer o conforto, o que resulta em mais eficiência nos pisos irregulares e curvas acentuadas. Quais são os componentes do amortecedor?

Quando trocar os amortecedores?

Troca dos amortecedores deve ocorrer em quilometragens específicas: mito Ao contrário de outros componentes automotivos, os amortecedores não têm vida útil pré-determinada. Eles podem precisar de substituição antes de 10 mil ou mais de 100 mil quilômetros, dependendo do caso.

Como escolher o amortecedor do seu carro?

Ruas esburacadas ou com paralelepípedos são vilãs para os amortecedores do seu carro. Além disso, os amortecedores serão menos exigidos se você for em uma velocidade menor.

Quanto tempo dura um amortecedor?

Ao contrário de outros componentes automotivos, os amortecedores não têm vida útil pré-determinada. Eles podem precisar de substituição antes de 10 mil ou mais de 100 mil quilômetros, dependendo do caso. Isso porque a durabilidade deles está condicionada a uma série de fatores, entre os quais o tipo de utilização.

O que fazer se o carro não fosse equipado com o sistema de amortecedores?

Se os carros não fossem equipados com o sistema de amortecedores, o conforto de todos também estaria seriamente comprometido. Por isso, procure manter em dia a manutenção periódicapara evitar o desgaste dos amortecedores e de outras peças do veículo.

Postagens relacionadas: