Guerra na ucrânia ao minuto

guerra na ucrânia ao minuto

Quais são as proteções temporárias da Ucrânia desde o início da guerra?

Segundo a última atualização feita pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, Portugal concedeu 44.968 proteções temporárias a cidadãos ucranianos e a estrangeiros que residiam na Ucrânia, 27.765 dos quais a mulheres e 17.203 homens.

O que aconteceu com as tropas russas na Ucrania?

As tropas russas mantêm a sua ofensiva nesta cidade ucraniana, onde nas últimas horas têm vindo a realizar várias operações de assalto, segundo o Estado-Maior das Forças Armadas ucranianas.

O que aconteceu com as forças armadas da Ucrânia?

As Forças Armadas da Ucrânia falam de uma situação muito difícil, mas garantem estar a conseguir travar o avanço do inimigo. Os enviados da RTP, Cláudio Calhau e António Mateus, foram à cidade mais próxima da linha da frente da ofensiva. Sloviansk é agora o último reduto na região de Donetsk controlado pelas forças ucranianas.

Quantos mortos e feridos têm na Ucrania?

Atualmente, temos conhecimento de 16 mortos e 59 feridos, 25 dos quais estão hospitalizados. As informações estão a ser atualizadas, disse o chefe dos serviços de emergência ucranianos, Sergiy Kruk, no Telegram.

Quantos estabelecimentos de ensino ucranianos foram destruídos pela guerra?

Estimativas do governo ucraniano apontam para 1.200 estabelecimentos de ensino do país destruídos pela guerra, desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro. As autoridades turcas detiveram um navio de carga russo na costa do Mar Negro, que a Ucrânia afirma transportar grãos de cereais ucranianos roubados, conta a Reuters.

Quanto é necessário para reconstruir as infraestruturas da Ucrânia?

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, disse em Lugano, na Suíça, que são precisos mais de 100 mil milhões de dólares para reconstruir as infraestruturas que foram danificadas até ao momento pela guerra na Ucrânia.

Por que a Ucrânia está em conversações com a Turquia e as Nações Unidas?

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou hoje que a Ucrânia encontra-se em conversações com a Turquia e a Organização das Nações Unidas para garantir a segurança da exportação de cereais dos portos ucranianos. O discurso de Volodymyr Zelensky de hoje ficou marcado pela correção do tema da cimeira em Lugano.

Qual a importância da aliança militar para a Ucrânia?

De acordo com o Artigo 5º da organização, a aliança militar é obrigada a defender qualquer Estado membro que seja atacado. A Ucrânia não é membro da Otan, embora tenha dito que quer se juntar à aliança militar — algo que Putin está determinado a impedir.

O que aconteceu com a Ucrânia após o ataque?

Quando o ataque se tornou uma realidade incontestável, a Ucrânia decretou lei marcial — o que significa que os militares assumem o controle temporariamente — e cortou relações diplomáticas com a Rússia.

Que dia é a guerra na Ucrânia?

Guerra na Ucrânia: veja o que aconteceu até agora - Jornal O Sul Quinta-feira, 09 de junho de 2022 Facebook Instagram Twitter Youtube Jornal O Sul Porto Alegre Porto Alegre 19°

Qual é a defesa da Ucrânia?

As forças armadas são formadas pelas Forças Terrestres, Força Aérea, Marinha, Forças de Assalto Aéreo, um braço independente de prontidão responsáveis por assalto aéreo e paraquedismo militar, e as Forças de Operações Especiais, um braço independente responsável exclusivamente pelas operações especiais.

Postagens relacionadas: