Barragem do alto lindoso

barragem do alto lindoso

Qual é a barragem mais potente de Portugal?

A barragem do Alto Lindoso é a mais potente de Portugal, tem a maior distância entre o nível da albufeira e a sala da turbina e está construída no local da central mais antiga de Portugal, iniciada em 1922. Son ascenseur de 340 m est le plus long dEurope et le 2ème plus rapide du monde, surpassé seulement par celui de Toronto au Canada.

Qual a importância da barragem?

A barragem foi projetada em 1983 e concluída em 1992. A sua utilidade é a produção de energia elétrica, sendo o maior e mais potente produtor hidroelétrico em Portugal. É uma das mais altas construções de Portugal .

Como funciona a Barragem do Rio de Janeiro?

Para além de produzir energia, a barragem assume uma função reguladora e evita variações bruscas no caudal do rio. Não deixe de visitar a central subterrânea, situada a 340 metros de profundidade, que já serviu de palco a alguns eventos, incluindo um concerto de música. Contemple o jogo de luzes no teto semelhante ao céu estrelado.

Qual a maior barragem do mundo?

A barragem de Tarbela, localizada no Paquistão, é a maior barragem de terra do mundo. A barragem criou o Reservatório Tarbela, que atualmente tem uma capacidade de 14,3 quilômetros cúbicos. A barragem de Tarbela foi construída sobre o rio Indo.

Qual a maior barragem de gravidade do Brasil?

Inaugurada em julho de 2006, Irapé localiza-se no rio Jequitinhonha, região nordeste do estado de Minas Gerais e possui a barragem mais alta do Brasil e a 2ª maior da América Latina.

Qual é a maior barragem hidrelétrica do mundo?

Embora a barragem de Nurek não seja tão grande quanto as outras barragens desta lista, é a barragem mais alta do mundo, com 300 metros de altura. A barragem de Nurek está localizada do outro lado do rio Vakhsh, que é o maior rio do Tajiquistão.

Por que o estado do rio está preocupado com as barragens?

Como se não bastasse a preocupação com as barragens, o estado do Rio convive com outra questão que, segundo Sergio Ricardo, merece muito mais atenção e solução por parte dos órgãos responsáveis. Em Volta Redonda existe uma montanha de resíduo siderúrgico depositado, diariamente, por cerca de 100 caminhões da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN.

Quais as consequências do rompimento da barragem de Brumadinho?

O rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, trouxe de volta o debate em relação à segurança das represas brasileiras. No Rio de Janeiro são 29 barramentos. Deste total, 6 apresentam um alto Dano Potencial Associado (DPA).

Quais os riscos de ruptura de barragens em Fluminense?

Ainda há barramentos que fazem limite entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em caso de ruptura de uma dessas barragens, toda a região Fluminense sofreria muitos danos, pois o rio mais importante do estado (o Paraíba do Sul), que abastece 80% da população da Região Metropolitana, pode ser fortemente atingido.

Postagens relacionadas: