Abstracionismo

abstracionismo

Quando surgiu o abstracionismo no Brasil?

No Brasil, o abstracionismo teve suas primeiras representações na década de 40. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A arte barroca se consolidou no Brasil durante o século XVIII.

Quais são as vertentes do abstracionismo?

Segundo suas características formais, existem duas vertentes do abstracionismo, a saber: Também chamado de Abstracionismo Informal ou Lírico, essa vertente foi influenciada pelo expressionismo e fauvismo. Suas principais características são:

Quais são as características do abstracionismo lírico?

O abstracionismo lírico aparece como uma reação a Primeira Guerra Mundial. Para compor uma arte imaginária, inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição. As características da arte não figurativa são: o jogo de formas orgânicas, as cores vibrantes e a linha de contorno.

Quais as principais tendências do abstracionismo no século XX?

No começo do século XX, antes que os artistas atingissem a abstração absoluta, o termo foi utilizado para se referir a escolas como o cubismo e o futurismo. O abstracionismo divide-se em duas tendências: abstracionismo lírico; abstracionismo geométrico. O abstracionismo lírico aparece como uma reação a Primeira Guerra Mundial.

Quem é o criador do abstracionismo?

Um dos principais nomes dessa vertente foi o pintor holandês Mondrian. No Brasil, a primeira obra com características abstracionistas surgiu em 1922, por Vicente do Rego Monteiro. Logo depois, em 1923, o fundo abstrato da obra “A Negra”, de Tarsila do Amaral causou um grande impacto na época.

Quais foram as principais frentes do Abstracionismo Brasileiro?

A partir dessa escolas, duas frentes do abstracionismo brasileiro se consolidaram: neoconcretistas, entre eles Lygia Clark, Aluísio Carvão e Lygia Pape. No exterior, arte abstrata no Brasil tinha como principal nome o artista Antonio Bandeira e suas obras abstratas com elementos de “recordações da realidade visível”.

Qual foi o marco do abstracionismo no Brasil?

No Brasil, a primeira obra com características abstracionistas surgiu em 1922, por Vicente do Rego Monteiro. Logo depois, em 1923, o fundo abstrato da obra “A Negra”, de Tarsila do Amaral causou um grande impacto na época.

Quais são as tendências do abstracionismo?

O abstracionismo divide-se em duas tendências: abstracionismo lírico; abstracionismo geométrico. O abstracionismo lírico aparece como uma reação a Primeira Guerra Mundial. Para compor uma arte imaginária, inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição.

Quais são as principais características do abstracionismo?

Também chamado de Abstracionismo Informal ou Lírico, essa vertente foi influenciada pelo expressionismo e fauvismo. Suas principais características são: Liberdade artística. O maior representante dessa vertente foi, sem dúvida, o artista russo, Kandinsky.

Qual a diferença entre abstracionismo lírico e geométrico?

O abstracionismo geométrico recebeu influência do cubismo e do futurismo. Ao contrário do abstracionismo lírico, foca a racionalização que depende da análise intelectual e científica. No Brasil, o abstracionismo teve suas primeiras representações na década de 40. Não pare agora...

Quais são os elementos que caracterizam o abstracionismo geométrico?

Abstracionismo geométrico Composição em vermelho, amarelo, azul e preto (1921), de Piet Mondrian. Influenciada pelo cubismo e o futurismo, essa vertente está pautada na geometria das formas e no racionalismo. Os elementos que caracterizam esse estilo artístico são: Racionalidade; Valorização de reflexão intelectual;

Quais as principais tendências do abstracionismo no século XX?

No começo do século XX, antes que os artistas atingissem a abstração absoluta, o termo foi utilizado para se referir a escolas como o cubismo e o futurismo. O abstracionismo divide-se em duas tendências: abstracionismo lírico; abstracionismo geométrico. O abstracionismo lírico aparece como uma reação a Primeira Guerra Mundial.

Postagens relacionadas: