Meloa de santa maria

meloa de santa maria

Quais são as características da meloa de Santa Maria?

A Meloa de Santa Maria é um fruto diferenciado da ilha de Santa Maria. Possui algumas características que a diferencia de outras cultivações em outras regiões, tais como a textura, o sabor e o aroma.

Como é a colheita da meloa de Santa Maria?

Método de produção: A colheita da Meloa de Santa Maria — Açores é especial, uma vez que este fruto apresenta certas particularidades que condicionam o seu ótimo de colheita. No seu ponto máximo de maturação ocorre a queda do pedúnculo, abrindo-se um ponto de entrada de fungos, o que diminui a capacidade de conservação do fruto.

Qual é a área de produção da meloa?

Área de produção: A área geográfica delimitada é constituída por todas as freguesias da ilha de Santa Maria do arquipélago dos Açores. História: A cultura da meloa foi introduzida pelos colonizadores na ilha de Santa Maria por volta do século XVI e foi mantida ao longo dos tempos como sendo uma cultura de «quintal».

Quais são as características da polpa de Santa Maria?

Organolepticamente, destacam-se a polpa de cor alaranjada e de textura macia, de sabor doce e sumarento quando madura, sendo esta uma característica muito própria das variedades cultivadas em Santa Maria. O seu aroma, resultante da libertação dos ácidos voláteis, é a característica que imediatamente indica a presença do fruto.

Quais são os frutos da meloa de Santa Maria?

A Meloa de Santa Maria/Açores destina-se ao consumo em fresco e é comercializada inteira. É realizada uma calibragem por diâmetro, acima dos 10 cm, sendo aceites apenas os frutos de calibres I (peso compreendido entre 800 e 1400 g) e II (peso compreendido entre 600 e 799 g).

Qual a ilha de Santa Maria?

Tem uma superfície de 97,4 km² e uma população residente (gentílico: marienses) de 5 578 habitantes (2001), distribuída pelas cinco freguesias que compõem o concelho de Vila do Porto, o único da ilha. Terá sido a primeira ilha dos Açores a ser avistada, por volta de 1427, pelo navegador português Diogo de Silves.

Qual a diferença entre meloa e polpa?

A meloa tem um peso médio de 800 gramas e mede cerca de 13 centímetros de diâmetro, apresentando uma forma ora oval ora arredondada. A sua coloração é esverdeada e mais amarelada na maturação, a polpa tem coloração alaranjada e o sabor é adocicado.

Como é a produção do melão?

O que é? O melão é o fruto produzido pelo meloeiro, planta rasteira de origem asiática e africana. Possui características variáveis de acordo com a sua espécie. Sua polpa é carnosa e suculenta contendo grande quantidade de água (cerca de 90%), cálcio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e ainda A, C e E.

Qual a temperatura ideal para cultivar meloa?

Faça uma cava simples e se necessário incorpore matéria orgânica e cinzas de madeira, que são ricas em potássio e terão um papel importante na doçura da meloa. A temperatura ideal para o cultivo da meloa localiza-se entre 18º e os 26º, embora suporte a temperaturas até 35º.

Quais são as zonas geográficas de maior importância na produção de melão?

O modo de produção predominante em Portugal é a cultura de ar livre, de regadio e sequeiro. Em estufa, a cultura só acontece de forma expressiva no Algarve, representando aproximadamente 60% da produção desta região. As características organoléticas (cor, textura, sabor…) do melão são variáveis, dependendo da espécie e da forma de cultivo.

Qual é a classificação científica da meloa?

Ajude a inserir referências. A meloa ( português europeu) ou cantalupo ( português brasileiro) é uma variedade de melão arredondado e enrugado. É originário da Índia e da África. Começou a ser cultivado por volta de 1700, a partir de sementes trazidas da Armênia, parte da área de origem da planta.

Postagens relacionadas: