Sivisa acores

sivisa acores

Quais são as principais características dos Açores?

Topografia dos Açores (imagem gerada a partir dos dados altimétricos da missão SRTM/NASA) Os Açores são um arquipélago que, embora situado precisamente sobre a Dorsal Média Atlântica, devido à sua proximidade com o continente europeu e à sua integração política na República Portuguesa e na União Europeia é geralmente englobado na Europa .

Qual a importância dos Açores para a economia?

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Açores atingiu, em 2002, os 2400 milhões de euros, segundo os dados mais recentes das contas regionais. Atendendo a que, em relação ao ano anterior, registou um crescimento nominal (8,2%) superior à média nacional (4,8%), a Região reforçou notoriamente a sua importância relativa no todo nacional.

O que são as áreas protegidas dos Açores?

As áreas protegidas dos Açores - Rede de Áreas Protegidas dos Açores - têm vindo a ser objecto de desenvolvimento de Planos de Ordenamento e Gestão, com o objectivo de definir a política de salvaguarda e conservação do património .

Qual é a localização das ilhas açorianas?

A sua localização na zona central do Atlântico Norte, fez com que as ilhas açorianas constituíssem durante séculos uma autêntica encruzilhada nas rotas transatlânticas.

Quais são as características da cultura dos Açores?

A cultura dos Açores é fortemente marcada pela vivência entre o mar e a terra, entre a fé e o quotidiano. Permanece viva nos usos e costumes da população, apesar de algumas práticas terem perdido força ao longo dos tempos.

Quais são as principais características da Ilha dos Açores?

Os flamengos se destacam na produção artística e na forma que exploram as terras. A administração das ilhas de Açores foi feita através de capitanias e as primeiras foram nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria. A administração da ilha foi modificada com o decorrer do tempo, bem como a modernização da mesma.

Quais são as características da Região Autónoma dos Açores?

A Região Autónoma dos Açores é dotada de governo próprio e de uma ampla autonomia legislativa, consubstanciada na Constituição da República Portuguesa e no Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores.

Quais são as principais atrações dos Açores?

Não se esqueça igualmente da Alcatra da Terceira. No que toca a sobremesas e doces, destaque para: Queijadas da Vila, Queijadas da Graciosa, Bolos Lêvedos, Ananás dos Açores (único e delicioso), entre outras iguarias e especialidades. Aventure-se e prove tudo o que for novidade para si, irá surpreender-se. Paisagens e mais paisagens.

Qual a classificação da rede de Áreas Protegidas dos Açores?

O regime jurídico aplicável à Rede de Áreas Protegidas dos Açores, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 15/2012/A, de 2 de abril, adotou a classificação sugerida pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) presentemente com as seguintes categorias aplicáveis à componente marinha:

Quais são as áreas de proteção dos mares dos Açores?

Faz ciência connosco! O processo de implementação das Áreas Marinhas Protegidas (AMP) nos Açores teve início em 1980, tendo sido a Baía das Caldeirinhas, na Ilha do Faial, a primeira AMP a ser estabelecida. Neste momento, nos Açores existem mais de 110 mil quilómetros quadrados de AMPs com algum nível de proteção.

Por que as áreas protegidas são indispensáveis para a Conservação da natureza e da biodiversidade?

As áreas protegidas são indispensáveis para a concretização dos propósitos da conservação da natureza e da biodiversidade, reunindo, no seu conjunto, um vasto e valioso património natural que importa salvaguardar.

Qual o objetivo do Parque Marinho dos Açores?

O Parque Marinho dos Açores foi criado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 28/2011/A, de 11 de novembro. O parque natural tem como objetivo contribuir para assegurar a proteção e a boa gestão das áreas marinhas protegidas por razões ambientais que se localizem nos mares dos Açores.

As Ilhas dos Açores ficam a uma distância média de 1.600 quilômetros de Portugal continental, basicamente na linha de Lisboa. Neste mapa é fácil visualizar e entender a localização das ilhas dos Açores: LEIA TAMBÉM: Como ir de Lisboa aos Açores?

Quais são as ilhas que formam o triângulo dos Açores?

Postagens relacionadas: