Teletrabalho dezembro 2021

teletrabalho dezembro 2021

Quando é a semana de teletrabalho obrigatório?

Trabalhadores (cujas funções assim o permitam) têm de ficar em casa até 9 de janeiro. O Governo decidiu antecipar a semana de teletrabalho obrigatório, acabando por decretar duas semanas em vez de apenas uma.

Quando começa o teletrabalho?

O Governo decidiu antecipar a obrigatoriedade do teletrabalho para as 00h do dia 25 de Dezembro. Assim, a obrigação de as empresas adoptarem este regime vai estender-se entre o dia de Natal e 9 de Janeiro.

Quando vai entrar em vigor o regime de teletrabalho?

Um ano e oito meses depois, o Parlamento aprovou as alterações ao regime de teletrabalho, que vão entrar em vigor a 1 de janeiro de 2022. Mas não só: o trabalho à distância será uma arma para travar a pandemia em Portugal já no início do próximo ano.

Por que o Teletrabalho não será abrangido pelas novas regras laborais?

Na última semana do ano, o teletrabalho ainda não será abrangido pelas novas regras laborais que determinam que as empresas têm de pagar o acréscimo de despesas dos trabalhadores, uma vez que as alterações ao Código do Trabalho só entram em vigor a 1 de Janeiro de 2022.

Quando o teletrabalho é obrigatório?

Durante os períodos em que o teletrabalho é obrigatório o trabalho à distância não depende de acordo do trabalhador ou do empregador, aplicando-se a todas as funções compatíveis. Até dia 24, o teletrabalho será apenas recomendado, tal como anunciado há cerca de um mês.

Quando o teletrabalho vai entrar em vigor?

O teletrabalho teve uma adesão em massa no início da pandemia – mais de um milhão de portugueses trabalhou a partir de casa no primeiro confinamento. Um ano e oito meses depois, o Parlamento aprovou as alterações ao regime de teletrabalho, que vão entrar em vigor a 1 de janeiro de 2022.

Quando o teletrabalho vai passar a ser recomendado?

O teletrabalho vai passar a ser recomendado a partir de dezembro. No entanto, de 2 a 9 de janeiro será mesmo obrigatório, anunciou o primeiro-ministro. O Governo confirma, assim, a informação avançada esta quinta-feira pelo Negócios.

Quando entra em vigor a nova regulamentação do teletrabalho?

Em causa está a nova regulamentação do teletrabalho publicada esta segunda-feira em Diário da República e que entrará em vigor em 1 de janeiro de 2022, um dia antes da “semana de contenção de contactos” decretada pelo Governo, de 2 a 9 de janeiro, em que o teletrabalho será obrigatório com vista a conter a pandemia de Covid-19.

Quando entra em vigor as regras do teletrabalho?

As novas regras do teletrabalho, aprovadas a 5 de novembro no Parlamento, foram publicadas em Diário da República (DR) e entram em vigor a 1 de janeiro de 2022.

Quem tem direito a exercer a atividade em regime de teletrabalho?

I. O trabalhador com filho com idade até 3 anos tem direito a exercer a atividade em regime de teletrabalho, quando este seja compatível com a atividade desempenhada e o empregador disponha de recursos e meios para o efeito. Salvo nas microempresas, o referido direito pode ser estendido até aos 8 anos de idade nas seguintes situações:

Quando entra em vigor a nova legislação do regime de teletrabalho?

Trabalho e impostos (des)complicados é uma rubrica do Notícias ao Minuto, assinada por Dantas Rodrigues, sobre assuntos relacionados com trabalho, finanças pessoais e impostos. O regime de teletrabalho foi antecipado e estará em vigor até ao dia 9 de janeiro de 2022.

Quando é obrigatório o teletrabalho?

A obrigatoriedade do teletrabalho é assim antecipada face ao que tinha sido aprovado no Conselho de Ministros de 25 de novembro, em que foi decidido criar uma semana de contenção entre 02 e 09 de janeiro, com o teletrabalho a ser obrigatório nesse período.

Postagens relacionadas: