Campeonato da europa de futsal

campeonato da europa de futsal

O que é o Campeonato Europeu de Futsal Feminino?

O Campeonato Europeu de Futsal Feminino é o principal campeonato de futsal feminino entre seleções dos países da UEFA, tendo a primeira edição se realizado em 2019. [ 1]

Como o futsal ganhou popularidade na Europa?

O jogo ganhou popularidade na América do Sul, com a Europa a oferecer alguma resistência - uma versão futebol de salão tornou-se popular na União Soviética na década de 1950, mas foi somente na década de 1970 que o futsal chegou à Europa Ocidental, com imigrantes sul-americanos a legar a modalidade até Portugal e Espanha.

Quais são os principais campeonatos de futsal no Brasil e no mundo?

Atualmente existem diversos campeonatos de futsal no Brasil e no mundo. Merecem destaques a Copa Mundial de Futsal da FIFA e o Campeonato Mundial de Futebol de Salão da AMF. O Brasil possui uma das seleções mais fortes de futsal e já foi campeã algumas vezes.

Qual a diferença entre futsal e futebol?

Ainda que sejam semelhantes, o futsal possui regras específicas e diferencia-se, por exemplo, pelo número de jogadores e as dimensões do espaço de jogo. No Brasil, o futsal tem tido grande representatividade nas últimas décadas. Ao lado do futebol, é o esporte mais praticado no país por homens e mulheres. O futsal surgiu nos anos 30 no Uruguai.

Qual é a origem do Campeonato Europeu de Futsal?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O Campeonato Europeu de Futsal é o principal campeonato de futsal entre seleções dos países da UEFA, acontecendo a cada quatro anos desde 2018 . Até 2007 apenas oito seleções entravam na fase final do torneio.

O que é o Campeonato Nacional de Futsal Feminino?

O Campeonato Nacional Futsal Feminino é o principal campeonato de futsal feminino disputado em Portugal desde 2013 pelos 16 melhores clubes do país, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol.

Qual foi o primeiro vencedor do Mundial de Futsal Feminino?

O I Torneio Mundial de Futsal Feminino disputou-se na Espanha, tendo como primeiro vencedor o Brasil que derrotou na final a congénere portuguesa.

Quando foi criado o primeiro torneio de Futsal?

A FIFA, ainda que de forma não oficial, organizou o primeiro torneio em 2010. Realizado anualmente sob a designação de Torneio Mundial de Futsal Feminino, contando com a participação de seleções nacionais por convite.

Quais são os jogadores do futsal?

Jogadores. O futsal possui dois times de 5 jogadores cada. Vale notar que desses 5 cada equipe possui um goleiro, responsável por defender as entradas de bolas. Além do goleiro, os jogadores chamados de fixos são responsáveis pela defesa. Esse equivale ao zagueiro no futebol de campo. Já o pivô ou atacante tem o objetivo de marcar gols.

Qual foi a primeira federação de futsal no Brasil?

Em 1954 foi fundada a primeira federação desse esporte no Brasil chamada de “Federação Metropolitana de Futebol de Salão”. Atualmente, ela chama-se “Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro”. Nos anos seguintes, outros estados do Brasil também seguiram os passos e fundaram suas federações relacionadas ao futsal.

O que é a Seleção Brasileiro de Futsal?

A Seleção Brasileira de Futsal é a seleção oficial de futebol de salão do Brasil, fundada em 1969, e que tem como unidade organizadora a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Não deve ser confundida com a Seleção Brasileira de Futebol de Salão da CNFS, que participa de campeonatos da AMF nas regras de futebol de salão da FIFUSA.

Quais são os órgãos que organizam os campeonatos internacionais de Futsal?

A Confederação Brasileira de Futsal atua através da CBF sendo filiada a FIFA. Além da FIFA, os campeonatos internacionais de futsal são organizados pela Associação Mundial de Futsal (AMF) com sede na cidade de Assunção, no Paraguai.

Postagens relacionadas: