Prestação social para a inclusão aumento 2022

prestação social para a inclusão aumento 2022

Qual o valor da prestação social para a inclusão?

O valor da Prestação Social para a Inclusão corresponde à soma da componente base e do complemento (se aplicável). O valor mensal da componente base da Prestação Social para a Inclusão depende da idade, grau de incapacidade e dos rendimentos do titular. Em 2022, o valor mensal máximo é de 275,30 euros.

Quais são as propostas de alargar a abrangência da prestação social de inclusão?

BE, PCP, CDS-PP e PAN querem alargar a abrangência e valor da Prestação Social de Inclusão (PSI), mas PSD e PS questionaram os impactos orçamentais, tendo os socialistas alertado que as propostas podem pôr em causa a própria prestação.

O que acontecerá com o subsídio social de desemprego em 2022?

Como o ECO já noticiou, o subsídio social de desemprego aumentará cerca de quatro euros por mês em 2022 à boleia do IAS. Esta prestação — que é disponibilizada a quem tenha esgotado o subsídio (normal) de desemprego ou a quem não tenha descontos suficientes para aceder a esse apoio — é calculado com base no IAS e na situação do agregado familiar.

Quais são os investimentos da área da segurança social em 2022?

O Orçamento terá, na área da Segurança Social, investimentos de 31 mil milhões de euros, representando um aumento em 949 milhões de euros face a 2021, excluindo as medidas para a Covid-19, e de 4,1 mil milhões de euros comparando com 2019. O saldo da Segurança Social será de 2 mil milhões de euros em 2022, disse também Ana Mendes Godinho.

O que é o subsídio social de desemprego?

É o caso do subsídio social de desemprego, prestação disponibilizada a quem tenha esgotado o subsídio (normal) de desemprego ou a quem não tenha descontos suficientes para aceder a esse apoio.

Qual o valor do subsídio de desemprego em 2022?

100% do IAS à data da cessação da atribuição do subsídio de desemprego, ou seja, 443,2 euros, em 2022, se cumulativamente tinha idade igual ou superior a 52 anos, à data do desemprego inicial e reunir as condições de acesso ao regime de antecipação da pensão de velhice nas situações de desemprego involuntário de longa duração.

Qual o período de concessão do subsídio social de desemprego inicial?

O período de concessão do subsídio social de desemprego inicial, independentemente da idade ou da carreira contributiva do trabalhador, corresponde a: 90 dias, nos casos em que o prazo de garantia é 90 dias 60 dias, nos casos em que o prazo de garantia é 60 dias.

Quando os subsídios de desemprego serão pagos?

Este processo de prolongamento do subsídio de desemprego será feito automaticamente a partir de fevereiro. Assim, as pessoas que estiverem em situação de desemprego, e cujos subsídios terminem durante o mês de janeiro, irão receber os dias em falta de janeiro, juntamente com a prestação de fevereiro.

Postagens relacionadas: