Ucrania ao minuto

ucrania ao minuto

Quantos mortos e feridos têm na Ucrania?

Atualmente, temos conhecimento de 16 mortos e 59 feridos, 25 dos quais estão hospitalizados. As informações estão a ser atualizadas, disse o chefe dos serviços de emergência ucranianos, Sergiy Kruk, no Telegram.

O que acontecerá com os estabelecimentos de ensino da Ucrânia?

De acordo com o governo ucraniano, 1.200 estabelecimentos de ensino do país terão sido destruídas desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro. Na região de Jitomir, os ataques terão destruído 70 escolas que, segundo João Costa, apresentam diferentes níveis de destruição. Jitomir fica a cerca de 150 quilómetros de Kiev.

Por que a reconstrução da Ucrânia deve ser um país melhor do que aquele que existia antes da?

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considerou que a reconstrução da Ucrânia deve resultar num país melhor do que aquele que existia antes da guerra lançada pela Rússia em 24 de fevereiro. “Sabemos que a sua luta [dos ucranianos] é também a nossa luta e é por isso que estamos a ajudar a Ucrânia a vencer esta guerra.

Quais são as proteções temporárias da Ucrânia desde o início da guerra?

Segundo a última atualização feita pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, Portugal concedeu 44.968 proteções temporárias a cidadãos ucranianos e a estrangeiros que residiam na Ucrânia, 27.765 dos quais a mulheres e 17.203 homens.

Quem controlou a Ucrânia?

A Ucrânia foi um dos principais países da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Em 1920, seu território passou a ser controlado pelos comunistas que, aproveitando a fertilidade do solo ucraniano (“terra negra”), desenvolveram grandes plantações de cereais.

Quais são as características da Ucrânia?

Dados da Ucrânia: Extensão territorial: 603.700 km². Localização: Europa. Capital: Kiev. Clima: Temperado continental. Governo: República com forma mista de governo. Divisão administrativa: 24 províncias, 1 república autônoma (Crimeia) e 2 áreas metropolitanas (Kiev e Sebastopol). Idiomas: Ucraniano (oficial), russo.

Quais são as principais cidades da Ucrânia?

O rio Dniepre é seu principal curso d’água, utilizado tanto no abastecimento quanto para os transportes. É um país populoso, com mais de 43 milhões de habitantes. A cidade de Kiev é a maior da Ucrânia, com três milhões de habitantes.

Por que os russos não compareceram a uma reunião com os ucranianos em Paris?

O ministro de Relações Exteriores britânico, William Hague, disse que os russos não compareceram a uma reunião com os ucranianos em Paris e que, por isso, ele não está otimista. Se não houver progresso, haverá custos e consequências, Hague afirmou.

Postagens relacionadas: