Farmacia pinheiro manso

farmacia pinheiro manso

Qual é a origem do pinheiro manso?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O pinheiro-manso ( Pinus pinea) é uma espécie de pinheiro originária do Velho Mundo, mais precisamente da região do Mediterrâneo. Desde a pré-história, esta árvore é aproveitada como fonte de alimento, devido aos pinhões que produz, sendo uma espécie bastante disseminada.

Quais são as flores do pinheiro-manso?

O pinheiro-manso possui uma folhagem perenifólia formada por folhas aciculares, em grupos de duas, de cor verde brilhante e muito rígidas. As flores, masculinas e femininas, crescem na mesma árvore (trata-se de uma espécie monoica).

Qual a origem do pinheiro-manso?

O pinheiro-manso ( Pinus pinea) é uma espécie de pinheiro originária do Velho Mundo, mais precisamente da região do Mediterrâneo. Desde a pré-história, esta árvore é aproveitada como fonte de alimento, devido aos pinhões que produz, sendo uma espécie bastante disseminada. [ 1]

Quais são as características químicas do pinheiro manso?

O pinheiro manso prefere solos soltos e arenosos, sendo muito pouco exigente em nutrientes. Considerado indiferente às características químicas do mesmo, já se encontraram exemplares em solos com pH desde 4 a 9.

Qual é a longevidade do pinheiro manso?

O Pinheiro Manso é uma árvore conífera de crescimento lento e longevidade moderada. A sua longevidade normalmente situa-se nos 200 anos de idade. O Pinheiro Manso gosta de exposição ao sol e adapta-se bem a diversos tipos de solo. Pode-se plantar em qualquer época do ano, sobretudo no Outono e Primavera.

Qual é a origem do pinheiro-manso?

Nome cientifico: Pinus Pinea. Origem: Até há pouco tempo acreditava-se que o pinheiro-manso seria originário do Mediterrâneo Oriental (Ásia Menor) tendo-se alastrado por toda a Bacia Mediterrânea. Contudo, estudos recentes concluem que esta espécie é autóctone na Península Ibérica.

Quais são as características do pinheiro manso?

O pinheiro manso prefere solos soltos e arenosos, sendo muito pouco exigente em nutrientes. Considerado indiferente às características químicas do mesmo, já se encontraram exemplares em solos com pH desde 4 a 9. Tem preferência por luz abundante e suporta bem o calor.

Qual é a origem do pinheiro-manso?

Nome cientifico: Pinus Pinea. Origem: Até há pouco tempo acreditava-se que o pinheiro-manso seria originário do Mediterrâneo Oriental (Ásia Menor) tendo-se alastrado por toda a Bacia Mediterrânea. Contudo, estudos recentes concluem que esta espécie é autóctone na Península Ibérica.

Como é a floração do pinheiro manso?

O pinheiro manso é uma espécie monóica, ou seja a mesma árvore apresenta flores masculinas, os amentilhos, e femininas, os estróbilos. As floração amarelada acontece em Abril. A primeira polinização regista-se na primeira primavera de vida do pinheiro-manso. Contudo, a fecundação regista-se apenas na terceira.

Quanto tempo dura o pinheiro manso?

Esta espécie pode ocorrer até aos 1000 m de altitude, sendo mais frequente em Portugal até aos 88 m e numa distância ao mar entre 64 m e 77 km. O pinheiro-manso tem uma longevidade média de 200 anos, existindo exemplares excecionais com 500 anos. Propaga-se pela disseminação das sementes.

Postagens relacionadas: